x
UAI
MERCADO

O que faz um carro usado encalhar nas vendas?

Há ao menos três fatores que impactam no momento da revenda do veículo

Publicidade
Carros usados podem esconder diversos problemas
Carros usados podem esconder diversos problemas Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press

Apesar do mercado de carros usados estar aquecido, é comum ver modelos ficarem "encalhados" nos sites de anúncios. A dificuldade em revendê-los tem diversas explicações e varia conforme o modelo e ano do veículo. Abaixo, veja alguns motivos que fazem automóveis nem tão velhos ficarem encostados e longe dos olhares dos compradores.

Carro de locadora

As locadoras esperam finalizar 2024 com um crescimento de 10%, mantendo a ascensão dos últimos anos no Brasil. A expansão do setor, naturalmente, faz com que milhares de carros utilizados por empresas como Localiza, Movida e Unidas, por exemplo, entrem no mercado de usados. 

A questão é: a maioria dos compradores prefere não adquirir um carro que tenha passado pelas mãos de diversos motoristas. Ainda mais quando o veículo pertencia a uma de locadora. 

Falta de manutenção

Os donos de carros mais velhos que não cuidam de seus veículos costumam ter mais dificuldade para revendê-los. Em meio ao aumento do valor das autopeças, está cada vez mais comum ver modelos sendo colocados à venda sem a devida manutenção.

Preços

Nos últimos anos, com os carros 0 km ficando inacessíveis para boa parte da população, houve também um aumento no preço dos seminovos e usados. Desta forma, o alto valor a ser pago por um modelo que não é novo também afasta o comprador. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!