x
UAI
FIQUE ATENTO

Golpe da multa falsa: como saber se a infração é verdadeira

Armadilha consiste em tirar foto da placa do carro, pegar as informações do condutor e enviar multas falsas para o endereço da vítima

Publicidade
Multas podem representar grande prejuízo financeiro para muitos motoristas
Multas podem representar grande prejuízo financeiro para muitos motoristas Foto: Prefeitura de Curitiba / Divulgação

Um dos golpes praticados por criminosos do Brasil se baseia em mandar, via correio, cobranças de infrações que os motoristas teriam cometido no trânsito. Bem tramada, a armadilha consiste em tirar foto da placa do carro, pegar as informações do condutor através do registro e enviar multas falsas para o endereço da vítima. 

Através das redes sociais, diversos motoristas relataram ter caído no golpe. Primeiro, porque os condutores, de fato, passam pelos locais relatados nas infrações apontadas pelos bandidos. Além disso, os valores apresentados nos boletos são similares aos estipulados pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Mas, sendo assim, como saber se a infração é verdadeira ou falsa? 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) explica que sempre envia a notificação de autuação antes de enviar o boleto de pagamento em si. Neste documento, consta as características do veículo, o endereço do dono do carro, enquadramento, entre outras informações. Desta forma, o motorista sempre tem um prazo para se defender da autuação e, caso deseje, contestar a infração. 

Além disso, a CET informa que é possível consultar a veracidade da multa em sites de órgãos oficiais. No caso dos condutores paulistanos, a recomendação é que o cidadão acesse a seção Meu Veículo (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/mobilidade/), localizada na página da Secretaria de Mobilidade e Trânsito. É preciso digitar os dados do proprietário, Renavam e a placa do automóvel. 

Os motoristas de outros municípios, por sua vez, podem consultar a multa no órgão indicado na notificação de autuação. Há a possibilidade de checar a infração nos sites do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por exemplo. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!