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PREFEITURA DE SÃO PAULO

Veja as ideias de Nunes e Boulos sobre radares, rodízio, ônibus e mais

Candidatos à Prefeitura de São Paulo abordaram suas propostas para o trânsito da cidade mais populosa do país

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Ricardo Nunes e Guilherme Boulos durante debate
Ricardo Nunes e Guilherme Boulos durante debate Foto: Reprodução/TV Globo

Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) estão no segundo turno das eleições municipais de São Paulo. Ao longo das últimas semanas, os candidatos à Prefeitura apresentaram propostas para saúde, educação, fornecimento de energia, segurança pública e outros temas durante os debates e as propagandas políticas. Mas o que eles pensam para melhorar o trânsito da cidade mais populosa do Brasil? 

Em conversa com o UOL, Nunes e Boulos falaram sobre as faixas exclusivas para motos, o rodízio veicular, os ônibus gratuitos aos domingos, a expansão de ciclofaixas e até sobre a quantidade de radares na cidade de São Paulo. Abaixo, confira as propostas.

Rodízio veicular

Atual prefeito de São Paulo, Nunes defendeu o rodízio veicular, justificando que a medida "ajuda a reduzir a poluição do ar", retirando 20% dos carros nos horários de pico. Além disso, o candidato à reeleição também é a favor da manutenção da isenção do rodízio para os elétricos. "Qualquer alteração será fruto de estudos e apontamentos das áreas técnicas. 

Já Boulos, por sua vez, afirmou que sua gestão irá focar no transporte coletivo, focando numa redução ainda maior de poluentes. Quanto ao rodízio de veículos, o psolista não deu muitos detalhes. Recentemente, porém, ele disse que pretende tirar os motoristas de aplicativo do rodízio. 

Radares

Nunes garante que não instalará mais radares na cidade de São Paulo. "A gestão entende que políticas de educação de trânsito, semáforos inteligentes, Faixa Azul, áreas de recuo e box de espera para motociclistas são mais eficazes", diz. 

Boulos também afirma que não aumentará o número de radares. "Vamos ampliar os semáforos inteligentes e ter uma fiscalização efetiva, sem recorrer ao uso de mais radares para inflar os cofres públicos", declarou.

Ciclofaixas

O atual prefeito afirma que "está em curso a ampliação das ciclovias e ciclofaixas na cidade". Segundo Nunes, o município tem 731 km de malha cicloviária, sendo 239 km entregues desde 2017 - a maioria entregue pela gestão de Fernando Haddad. Ele, ainda, assegurou incorporar "todos programas que criem alternativas de mobilidade e que sejam sustentáveis".

Ao ser perguntado sobre o tema, Boulos disse que sua equipe mira "nas cidades do futuro". "Vamos expandir, com planejamento e consulta à população, a rede cicloviária, mas de forma inteligente e integrada ao sistema de transporte coletivo". O deputado federal ainda falou em "ampliar o programa de bicicletas compartilhadas".

Faixa Azul

O programa que cria faixas específicas para motos será ampliado, informou Nunes. "Hoje, são 168 km de faixas exclusivas e, até o fim do ano, esse total deve chegar a 200 km", disse o administrador. Sua ideia é implantar a faixa azul em outras vias, "chegando a mais de 400 km na próxima gestão".

Boulos seguiu a mesma linha, garantiu ampliar o programa e disse que a cidade precisa reduzir os óbitos no trânsito. O deputado federal, ainda, frisou a importância de melhorar a qualidade dos ônibus e incentivar o transporte público.

Ônibus gratuito aos domingos

Segundo Nunes, o "Domingão Tarifa Zero veio para ficar" e será ampliado para um novo público. "Nossa grande inovação será atender às mães que terão ônibus de graça para levar e buscar seus filhos nas creches municipais", declarou.

Boulos afirmou que sua ideia é ampliar a Tarifa Zero para outros dias da semana. Para isso, porém, o psolista disse ser necessário "passar a limpo os contratos da Prefeitura com as empresas de ônibus". 

"É preciso exigir o cumprimento das obrigações contratuais, o que não tem acontecido, e aprimorar a lógica do subsídio por número de passageiros e não pelo real da operação. Nesse modelo, a frota foi reduzida e a prefeitura aumentou o subsídio", declarou o deputado, que também prometeu renovar parte significativa da frota de ônibus. 

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