Ao pedir um carro de aplicativo, já é de se esperar que o motorista possua regras para uma melhor convivência durante a viagem, porém normalmente elas não vem em um adesivo colado ou pendurado no banco traseiro.
Esse adesivo é facilmente comprado na internet, e tem se tornado comum entre os motoristas de aplicativos para que os passageiros respeitem mais o carro em que estão. Entretanto, enquanto alguns viajantes acham uma ótima ideia e levam na brincadeira, outros tem se sentido ofendidos com as regras impostas no adesivo. Uma frase escrita no adesivo tem causado bastante indignação do público, “Entre, cale a boca e se segure”, dando a entender que a opinião do passageiro não é importante.
Essa moda pegou e agora não só motoristas de aplicativo e taxistas utilizam, como também se tornou um adereço utilizado em vários carros particulares. A brincadeira é dita como uma forma de descontrair, mas também como um alerta pois há muitos passageiros que querem mandar no motorista, mesmo ele tendo total consciência do que está fazendo. Porém, muitos passageiros não conseguem enxergar isso como uma brincadeira e acabam achando que estão sendo insultados, e caso estejam em um carro de aplicativo, pode ser que o motorista receba uma nota baixa por conta dessa situação.
O adesivo pode ser encontrado na internet por cerca de R$15 e desde que esteja em um local que não comprometa a visão e dirigibilidade do motorista, não há nada na lei que impeça a colocação dele.
Trata-se de uma questão do motorista, se ele sentir que há necessidade de colocar regras em seu veículo, poderia fazer de um jeito que fosse menos agressivo, para que mais pessoas interpretem como uma brincadeira.