Alguns motoqueiros já têm o hábito de esconder as placas traseiras com a mão ao passar por radares para evitar multas por excesso de velocidade. Agora, uma nova estratégia surge para carros: a “placa fantasma”, que oculta a identificação do veículo.
Essa técnica envolve o uso de um botão, que ao ser acionado, escurece a placa completamente. Nos radares, a placa torna-se invisível para as câmeras, já que a cor escura não é captada pelas imagens.
O objetivo dessa prática criminosa é claro: escapar de infrações, como multas por excesso de velocidade ou restrições de rodízio. O jornalista Jorge Moraes demonstrou o funcionamento dessa artimanha em suas redes sociais, utilizando um exemplo de um veículo nos Estados Unidos.
Ver essa foto no Instagram
No Brasil, ainda não foi identificado o uso dessa tecnologia à venda, mas nos Estados Unidos, ela tem se tornado cada vez mais comum, sendo facilmente encontrada em diversos sites.
E claro, que essa prática não se trata apenas de uma infração de trânsito, mas de um crime. De acordo com o Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a ocultação de placas é uma infração gravíssima, punida com sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47. Além disso, a pessoa envolvida pode ser condenada a até oito anos de prisão.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!