Algo comum entre os motoristas, porém pouco admitido, é ter uma história de aperto ao estacionar o veículo. Seja no estacionamento do supermercado, shopping, estádio ou na rua, a luta para encontrar uma boa vaga pode custar alguns minutos. Em momentos assim, o condutor que vem logo atrás do que está tentando parar o carro, pode ser surpreendido por uma falta de sinalização, impossibilitando a finalização da manobra. O próprio empresário Vagner Bento de Souza, autor do projeto, contou:
“Todos nós, vez ou outra, já vivemos uma situação dessas e a gente sabe o quanto esse momento pode ser estressante”.
Para tentar diminuir esse problema rotineiro nas cidades, a startup brasileira, Set-Stop, desenvolveu um sistema que produz uma sinalização intermitente utilizando as luzes externas do próprio veículo, acionando a luz de freio e de seta intervaladas. De acordo com as informações fornecidas diretamente à equipe do Vrum, a tecnologia pretende aumentar a segurança no trânsito, diminuição de conflitos e evitar a perda de vagas, além de uma fácil instalação, sinalização clara e um aumento da percepção do espaço para estacionar.
O sistema, que já está chamando a atenção da opinião pública e de órgãos competentes, está em fase de apresentação para autoridades de trânsito no Brasil. A expectativa da Set-Stop é que o produto, assim como aconteceu com o cinto de segurança, break-light, airbags e os freios ABS, se torne obrigatório no país, contribuindo significativamente para a segurança viária. Como a introdução dessa obrigatoriedade no Código Nacional de Trânsito pode levar alguns anos, até lá, a empresa segue dando pequenos passos, através do engajamento nas redes sociais e nos trabalhos de divulgação da tecnologia.
Confira esse vídeo explicativo da Set-Stop, no YouTube:
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!