A nova geração do BMW M5, lançada em junho deste ano, tem gerado discussões na internet devido ao seu peso de 2.500 kg. O modelo, que traz um design robusto e uma nova plataforma, foi apelidado de “gordo” por internautas, o que provocou negativamente o chefe da divisão M da BMW.
Frank van Meel, em entrevista ao jornal alemão atrelado a marca, Bimmer Today, comentou sobre as críticas, defendendo a escolha do sistema híbrido plug-in como uma necessidade para manter o motor V8 e atender às regras de emissões cada vez mais rigorosas.
O peso do novo M5 é cerca de 500 kg mais pesado do que o modelo anterior, sendo que aproximadamente 410 kg são decorrentes do sistema híbrido plug-in, que inclui a bateria, motor elétrico e componentes relacionados ao sistema de eletrificação. Essa combinação tem sido comum em vários modelos híbridos, e o M5 segue essa lógica.
Van Meel rebateu os comentários feitos nas redes sociais, dizendo: “Nós projetamos o carro de tal forma que você realmente não sente [o peso]”. Ele enfatizou que antes de julgarem o peso do veículo, as pessoas deveriam dirigi-lo para ter uma experiência completa, e não apenas, “confiar em dados em uma tabela do Excel.”
Van Meel também admitiu que os comentários o incomodaram: “Me irritou um pouco”, afirmou. Ele defendeu a decisão de eletrificar o modelo como algo necessário para atender às exigências de emissões, além de destacar que “muita paixão” foi colocada no desenvolvimento do novo M5, fazendo com que a eletrificação fosse uma escolha consciente e bem pensada pela marca.
O BMW M5 2025 é equipado com um motor 4.4 V8 biturbo a gasolina, que entrega 585 cv. Esse propulsor é combinado a um motor elétrico de 197 cv, o que resulta em uma potência combinada de 727 cv e 102 kgfm de torque. Apesar do peso, o M5 acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 250 km/h, ou 305 km/h com o pacote opcional.
A eletrificação do modelo foi importante para garantir que o motor V8 permanecesse no M5, atendendo às legislações ambientais que estão cada vez mais rígidas em diferentes mercados ao redor do mundo.
Sem essa mudança, seria impossível continuar com o modelo dentro dos limites de emissões. Embora a BMW tenha considerado um M5 totalmente elétrico, a ideia foi descartada devido à dificuldade em alcançar o desempenho que os clientes da linha M esperam.
Fonte: Motor1.com Brasil