O filme "Se meu Fusca falasse?", de 1968, é um dos clássicos do cinema. No longa da Disney, o fusquinha Herbie tem personalidade própria e vive um roteiro marcado por reviravoltas. Após ser abandonado, o personagem cai nas mãos do fracassado piloto de corridas Jim Douglas, que passa a ganhar confiança e vencer corridas graças ao seu novo carro.
Após o sucesso nas telinhas, Herbie protagonizou outros cinco filmes da Disney, sendo eles: "As Novas Aventuras do Fusca" (1974); "Um Fusca em Monte Carlo" (1977); "A Última Cruzada do Fusca" (1980); "Se o Meu Fusca Falasse" (Remake do primeiro filme de 1997); e "Herbie - Meu Fusca Turbinado" (2005). Mas, afinal, qual é o modelo do Fusca que deu origem ao filme?
O Herbie original é um Volkswagen Beelte Fusca de 1963, de cor branco pérola, com listras pintadas nas cores azul, branco e vermelho. O modelo tem motor de 6 volts 36 cv de potência e torque de 8 kgfm, o que deixa ainda mais incrível a história do fusquinha vencendo corridas contra carros extremamente mais potentes e velozes.
O VW Fusca 1963 ainda tem como características o câmbio manual, pedais no assoalho e engates do câmbio de 4 marchas. Movido a gasolina, seu consumo na cidade é de 9 km/l e de 11km/l em estradas.
Segundo os diretores da Disney da época, dezenas de VW Fuscas foram utilizados para a produção dos seis filmes. Um deles, inclusive, foi arrematado em um leilão por R$ 329, em Nova York, nos Estados Unidos, em 2015.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!