Entre 2023 e 2024, o Volkswagen T-Cross consolidou seu lugar como um dos SUVs mais vendidos no Brasil. Mas o que explica esse sucesso? O modelo é elogiado por seu bom custo-benefício, motor eficiente, espaço traseiro generoso e economia de combustível, além de ser um carro compacto, ideal para o dia a dia. Porém, como qualquer veículo, ele não está isento de problemas, e é sobre isso que o Vrum vai falar hoje.
Lançado em 2019 para disputar espaço no competitivo mercado de SUVs contra modelos como Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Jeep Renegade, o T-Cross vem recebe queixas, especialmente em relação ao seu interior, registradas no site Reclame Aqui. Reunimos algumas dessas reclamações para apresentar os principais problemas que alguns consumidores enfrentam com o modelo.
Excesso de plástico
O Volkswagen T-Cross tem chuva de críticas por questões relacionadas ao seu acabamento interno, especialmente no que diz respeito ao uso excessivo de plástico. Considerando que o preço do modelo parte de R$ 119.980 na versão PCD 200 TSI e pode chegar a quase R$ 200 mil com opcionais na configuração Highline, essa reclamação pega muitos consumidores.
Mesmo que o T-Cross tenha ganhado novos materiais de acabamento nas portas, a insatisfação com a qualidade do plástico persiste. Entre as queixas, muitos consumidores mencionam barulhos internos, como o que ocorre nas portas.
Porém, claro, é importante ressaltar que seus rivais, como o Nissan Kicks, Jeep Renegade e Hyundai Creta, também apresentam acabamentos em plástico — a diferença fica na qualidade do material utilizado.
Um consumidor relata: “Estou com um barulho interno na minha T-Cross, onde já levei 3 ou 4 vezes na concessionária e não conseguiram resolver. Abri um protocolo de reclamação, porém ainda não tive retorno.” Outro depoimento: “Meu carro começou a apresentar um barulho de plástico rangindo na porta do passageiro, um barulho muito irritante. Percebi que a trava do plástico da porta não estava travada. Levei à concessionária, que não conseguiu efetuar o reparo e não teve interesse em resolver o problema.”
Outra consumidora comentou também de barulhos nas portas: “Comprei uma T-Cross TSI 200 0km. No test-drive eu e o vendedor andamos no carro apenas em asfalto novo e liso. Não percebi o barulho nas portas no momento da compra. Mas assim que comecei a pegar asfaltos irregulares, não tem como não perceber. É um barulho muito alto, da borracha das portas friccionando contra o vidro. Não consigo andar com os vidros fechados pois o barulho é horrível, parece plásticos rangendo.”
Ar-condicionado
Outro problema frequentemente relatado pelos donos do T-Cross está relacionado ao ar-condicionado, que em muitos casos apresenta oscilações e deixa de gelar corretamente. Um dos consumidores relatou: “O ar condicionado do carro não funciona corretamente. Demora muito para gelar e, quando gela, tem oscilações durante o uso, parece desligar e ligar sem motivo”.
Em outro relato, um proprietário comentou: “Saí da concessionária e, 10 minutos depois, o ar-condicionado parou de funcionar. Voltei, mas disseram que era um problema externo, que não cobria a garantia”.Esses problemas estão relacionados ao condensador ou no compressor.
Central multimídia
Muitos donos de T-Cross têm relatado problemas com a Central Multimídia VW Play, especialmente em dias quentes. Esse problema é bem parecido com o que ocorre no Volkswagen Nivus. Um consumidor diz: “A multimídia começou a falhar quando conecto o celular ao CarPlay. A tela trava completamente, e isso acontece principalmente quando o carro está quente ou ficou muito tempo no sol. Já fiz diversas atualizações e tentei usar diferentes celulares, mas o problema persiste. A fábrica e a concessionária alegam que o problema está no meu celular ou no cabo, mas não faz sentido, porque só trava quando o carro esquenta.”
Outro proprietário mencionou um problema similar: “O multimídia trava ou a tela fica embaralhada quando uso o navegador conectado ao iPhone, mas isso só acontece em dias de muito calor. Já levei o carro para a concessionária duas vezes, e fizeram atualização do software, mas continuam jogando a culpa na Apple. O que ninguém responde é por que isso só ocorre em dias quentes, se o problema é do iPhone?”
Há também um relato de frustração com a troca da peça: “Adquirimos um T-Cross em agosto e o multimídia travava frequentemente, sem permitir o uso do Bluetooth ou do Android Auto e Apple CarPlay. Após tentativas de consertar, trocaram o aparelho, mas o novo veio com funções faltando e nem reconhece os smartphones!”
Volante descascando
Outro problema também muito relatado, assim como o Nivus, é o desgaste no volante multifuncional, que a Volkswagen promove como revestido em couro. A VW utiliza este volante em diversos modelos da marca
Um consumidor relatou: “Tenho um T-Cross 2023 com apenas 17.363 km, e o volante já está descascando. Fui até a concessionária, mas a montadora se recusou a trocar o volante. Afirmaram que o desgaste seria pelo uso, mas tenho certeza de que é um defeito no material. Já tive outros carros da VW com mais de 70.000 km, e nunca vi algo assim. Acho inaceitável um carro desse valor ter esse tipo de problema.”
Outro proprietário também comentou sobre o desgaste precoce do volante: “Nosso T-Cross 2022, com menos de dois anos e pouco uso, já apresenta sinais de descascamento no volante. Levei o carro para a revisão de 30.000 km e constatei o defeito, mas a concessionária disse que era por causa do uso. Para um carro guardado em garagem coberta, acho difícil acreditar que isso seja normal.”
Roda descascando
Alguns consumidores também têm relatado desgaste precoce nas rodas do T-Cross. Um proprietário comentou: “Tenho um T-Cross 2021 com 34.000 km e percebi que as rodas começaram a descascar o verniz. Entrei em contato com a concessionária, mas fui informado que minha garantia havia expirado. A Volkswagen admitiu que é um problema crônico.”
Outro consumidor relatou uma situação semelhante, mesmo estando dentro do período de garantia: “Durante a primeira troca de pneus, notei que uma das rodas, aro 17, estava com o verniz descascando. A fábrica autorizou a troca de apenas uma roda, mas recusei, pois haveria diferença estética com as outras três. O carro tem pouco mais de 40.000 km e todas as revisões foram feitas na concessionária.”
Rachadura no eixo traseiro
Por fim, um dos grandes destaques nas reclamações sobre o T-Cross envolve o eixo traseiro, que pode trincar. O problema já foi identificado em outros modelos da Volkswagen, como o Polo e o Virtus, e chegou a ser motivo de recall.
Consumidores relatam situações como: “Comprei um T-Cross 2023 e com apenas 30.000 km o eixo traseiro trincou, afetando a segurança dos passageiros. O carro está há uma semana na concessionária, sem previsão de retorno e sem carro reserva. Minha vontade é me desfazer dele o mais rápido possível.”
Outro proprietário compartilhou uma experiência semelhante: “Tenho um T-Cross 2019/2020 e ouvi barulhos na suspensão traseira. Descobri que o eixo está muito rachado, quase partido. Me disseram que outros modelos como Polo, Virtus e Nivus também estão com o mesmo problema, mas a Volkswagen não assume a responsabilidade, transferindo o custo para os consumidores.”
Mesmo com as grandes reclamações relatadas por consumidores, a Volkswagen mantém uma boa reputação no Reclame Aqui, com 8,7% de avaliação positiva, o que são ótimos números. A marca também demonstra disposição para ajudar os clientes, sempre buscando soluções para os problemas apresentados.
No caso do T-Cross, ele oferece uma linha de motorização na versão Sense, 200 TSI e Comfortline, equipada com um motor 1.0 TSI de 116/128 cv (gasolina/etanol) e torque de 20,4 kgfm. Já a versão Highline traz um motor mais potente, o 1.4 TSI, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas em todas as versões.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!