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Volkswagen T-Cross: veja os principais problemas do SUV mais vendido

T-Cross apresenta reclamações bem parecidas com do Volkswagen Nivus

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Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

Entre 2023 e 2024, o Volkswagen T-Cross consolidou seu lugar como um dos SUVs mais vendidos no Brasil. Mas o que explica esse sucesso? O modelo é elogiado por seu bom custo-benefício, motor eficiente, espaço traseiro generoso e economia de combustível, além de ser um carro compacto, ideal para o dia a dia. Porém, como qualquer veículo, ele não está isento de problemas, e é sobre isso que o Vrum vai falar hoje.

Lançado em 2019 para disputar espaço no competitivo mercado de SUVs contra modelos como Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Jeep Renegade, o T-Cross vem recebe queixas, especialmente em relação ao seu interior, registradas no site Reclame Aqui. Reunimos algumas dessas reclamações para apresentar os principais problemas que alguns consumidores enfrentam com o modelo.

Excesso de plástico 

Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

O Volkswagen T-Cross tem chuva de críticas por questões relacionadas ao seu acabamento interno, especialmente no que diz respeito ao uso excessivo de plástico. Considerando que o preço do modelo parte de R$ 119.980 na versão PCD 200 TSI e pode chegar a quase R$ 200 mil com opcionais na configuração Highline, essa reclamação pega muitos consumidores.

Mesmo que o T-Cross tenha ganhado novos materiais de acabamento nas portas, a insatisfação com a qualidade do plástico persiste. Entre as queixas, muitos consumidores mencionam barulhos internos, como o que ocorre nas portas. 

Porém, claro, é importante ressaltar que seus rivais, como o Nissan Kicks, Jeep Renegade e Hyundai Creta, também apresentam acabamentos em plástico — a diferença fica na qualidade do material utilizado.

Um consumidor relata: “Estou com um barulho interno na minha T-Cross, onde já levei 3 ou 4 vezes na concessionária e não conseguiram resolver. Abri um protocolo de reclamação, porém ainda não tive retorno.” Outro depoimento: “Meu carro começou a apresentar um barulho de plástico rangindo na porta do passageiro, um barulho muito irritante. Percebi que a trava do plástico da porta não estava travada. Levei à concessionária, que não conseguiu efetuar o reparo e não teve interesse em resolver o problema.”

Outra consumidora comentou também de barulhos nas portas: “Comprei uma T-Cross TSI 200 0km. No test-drive eu e o vendedor andamos no carro apenas em asfalto novo e liso. Não percebi o barulho nas portas no momento da compra. Mas assim que comecei a pegar asfaltos irregulares, não tem como não perceber. É um barulho muito alto, da borracha das portas friccionando contra o vidro. Não consigo andar com os vidros fechados pois o barulho é horrível, parece plásticos rangendo.”

Ar-condicionado 

Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

Outro problema frequentemente relatado pelos donos do T-Cross está relacionado ao ar-condicionado, que em muitos casos apresenta oscilações e deixa de gelar corretamente. Um dos consumidores relatou: “O ar condicionado do carro não funciona corretamente. Demora muito para gelar e, quando gela, tem oscilações durante o uso, parece desligar e ligar sem motivo”. 

Em outro relato, um proprietário comentou: “Saí da concessionária e, 10 minutos depois, o ar-condicionado parou de funcionar. Voltei, mas disseram que era um problema externo, que não cobria a garantia”.Esses problemas estão relacionados ao condensador ou no compressor.

Central multimídia 

Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

Muitos donos de T-Cross têm relatado problemas com a Central Multimídia VW Play, especialmente em dias quentes. Esse problema é bem parecido com o que ocorre no Volkswagen Nivus. Um consumidor diz: “A multimídia começou a falhar quando conecto o celular ao CarPlay. A tela trava completamente, e isso acontece principalmente quando o carro está quente ou ficou muito tempo no sol. Já fiz diversas atualizações e tentei usar diferentes celulares, mas o problema persiste. A fábrica e a concessionária alegam que o problema está no meu celular ou no cabo, mas não faz sentido, porque só trava quando o carro esquenta.”

Outro proprietário mencionou um problema similar: “O multimídia trava ou a tela fica embaralhada quando uso o navegador conectado ao iPhone, mas isso só acontece em dias de muito calor. Já levei o carro para a concessionária duas vezes, e fizeram atualização do software, mas continuam jogando a culpa na Apple. O que ninguém responde é por que isso só ocorre em dias quentes, se o problema é do iPhone?”

Há também um relato de frustração com a troca da peça: “Adquirimos um T-Cross em agosto e o multimídia travava frequentemente, sem permitir o uso do Bluetooth ou do Android Auto e Apple CarPlay. Após tentativas de consertar, trocaram o aparelho, mas o novo veio com funções faltando e nem reconhece os smartphones!”

Volante descascando 

Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

Outro problema também muito relatado, assim como o Nivus, é o desgaste no volante multifuncional, que a Volkswagen promove como revestido em couro. A VW utiliza este volante em diversos modelos da marca 

Um consumidor relatou: “Tenho um T-Cross 2023 com apenas 17.363 km, e o volante já está descascando. Fui até a concessionária, mas a montadora se recusou a trocar o volante. Afirmaram que o desgaste seria pelo uso, mas tenho certeza de que é um defeito no material. Já tive outros carros da VW com mais de 70.000 km, e nunca vi algo assim. Acho inaceitável um carro desse valor ter esse tipo de problema.”

Outro proprietário também comentou sobre o desgaste precoce do volante: “Nosso T-Cross 2022, com menos de dois anos e pouco uso, já apresenta sinais de descascamento no volante. Levei o carro para a revisão de 30.000 km e constatei o defeito, mas a concessionária disse que era por causa do uso. Para um carro guardado em garagem coberta, acho difícil acreditar que isso seja normal.”

Roda descascando 

Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

Alguns consumidores também têm relatado desgaste precoce nas rodas do T-Cross. Um proprietário comentou: “Tenho um T-Cross 2021 com 34.000 km e percebi que as rodas começaram a descascar o verniz. Entrei em contato com a concessionária, mas fui informado que minha garantia havia expirado. A Volkswagen admitiu que é um problema crônico.”

Outro consumidor relatou uma situação semelhante, mesmo estando dentro do período de garantia: “Durante a primeira troca de pneus, notei que uma das rodas, aro 17, estava com o verniz descascando. A fábrica autorizou a troca de apenas uma roda, mas recusei, pois haveria diferença estética com as outras três. O carro tem pouco mais de 40.000 km e todas as revisões foram feitas na concessionária.”

Rachadura no eixo traseiro

Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

Por fim, um dos grandes destaques nas reclamações sobre o T-Cross envolve o eixo traseiro, que pode trincar. O problema já foi identificado em outros modelos da Volkswagen, como o Polo e o Virtus, e chegou a ser motivo de recall

Consumidores relatam situações como: “Comprei um T-Cross 2023 e com apenas 30.000 km o eixo traseiro trincou, afetando a segurança dos passageiros. O carro está há uma semana na concessionária, sem previsão de retorno e sem carro reserva. Minha vontade é me desfazer dele o mais rápido possível.”

Outro proprietário compartilhou uma experiência semelhante: “Tenho um T-Cross 2019/2020 e ouvi barulhos na suspensão traseira. Descobri que o eixo está muito rachado, quase partido. Me disseram que outros modelos como Polo, Virtus e Nivus também estão com o mesmo problema, mas a Volkswagen não assume a responsabilidade, transferindo o custo para os consumidores.”

Mesmo com as grandes reclamações relatadas por consumidores, a Volkswagen mantém uma boa reputação no Reclame Aqui, com 8,7% de avaliação positiva, o que são ótimos números. A marca também demonstra disposição para ajudar os clientes, sempre buscando soluções para os problemas apresentados. 

No caso do T-Cross, ele oferece uma linha de motorização na versão Sense, 200 TSI e Comfortline, equipada com um motor 1.0 TSI de 116/128 cv (gasolina/etanol) e torque de 20,4 kgfm. Já a versão Highline traz um motor mais potente, o 1.4 TSI, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas em todas as versões.

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