Nos últimos anos, a indústria automotiva tem enfrentado uma tendência clara: a redução de custos e a simplificação de componentes em modelos mais acessíveis. Um exemplo prático é a escolha dos freios a tambor na traseira de muitos veículos novos, mesmo aqueles que, no passado, já usaram freios a disco nas quatro rodas. Mas por que isso acontece?
A principal razão para a adoção dos freios a tambor na traseira está relacionada ao custo de produção. Os freios a tambor são mais baratos de produzir e manter do que os freios a disco. Além disso, a instalação do freio de estacionamento eletrônico é mais simples e menos custosa em freios a tambor, uma vez que o tambor consegue integrar esse mecanismo de forma mais eficaz.
Mesmo assim, é inegável que os freios a disco oferecem maior desempenho quando o assunto é frenagem, especialmente em condições extremas como frenagens bruscas ou em terrenos molhados.
A maior parte da frenagem em um veículo de passeio é realizada pelos freios do eixo dianteiro, devido ao peso do veículo que fica na dianteira. Por isso, muitos fabricantes consideram que, para modelos menores e mais leves, os freios a tambor na traseira são suficientes para atender às necessidades do usuário comum.
Além disso, os freios a tambor, por terem uma área de contato maior, são menos propensos a travar as rodas traseiras, o que pode ser vantajoso em situações específicas. Mas, é importante mencionar que, em condições de chuva, os freios a tambor perdem eficiência mais rapidamente que os freios a disco.
Um exemplo claro dessa mudança é o Volkswagen Polo. Enquanto nas versões anteriores, como a Comfortline de 2018, era possível encontrar freios a disco nas quatro rodas, o modelo atual foi simplificado e agora vem equipado com freios a tambor na traseira.
Essa alteração faz parte de um movimento maior de redução de custos, que também afetou outros componentes do veículo, como sensores de chuva e faróis automáticos, que hoje não estão mais disponíveis na versão intermediária do hatch.
Outro exemplo é o Fiat Pulse, que também utiliza freios a tambor na traseira, mesmo em sua versão esportiva Abarth.
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