x
UAI
Guarda por um dia!

Viu uma infração de trânsito? Saiba como denunciar!

Denúncias podem ser feitas de modo anônimo utilizando aplicativo de conversas

Publicidade
Processo de desvinculação já existe, mas será ampliado
Processo de desvinculação já existe, mas será ampliado Foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press

Imagina estar no trânsito e presenciar alguém cometendo alguma infração, ver um carro descendo a contramão, uma moto subindo no passeio para escapar do engarrafamento e poder denunciar isso gravando um vídeo ou tirando uma foto? Essa reclamação pode ser feita por meio do Whatsapp ou por um aplicativo chamado Capester, desenvolvido por uma empresa israelense.

O dever de autuar quem cometer uma infração permanece sendo dos órgãos de trânsito de cada município, porém o cidadão pode ajudá-los com essas denúncias. É importante mandar além da foto ou do vídeo, os detalhes de onde ocorreu essa violação para que os agentes de trânsito possam verificar se a reclamação é verídica mesmo. 

Em algumas cidades, essa denúncia não gera uma multa, e sim uma advertência. Para que os motoristas sejam autuados, é necessário que um agente veja a infração sendo cometida, pessoalmente ou por vídeo através das câmeras de monitoramento. 

Portanto, mesmo com a denúncia possuindo vídeos do acontecimento, as autoridades não podem multar a pessoa que cometeu a infração.

Um dos objetivos dessas denúncias é mostrar para os órgãos de fiscalização, os locais com mais infrações, para que os agentes fiscalizadores possam flagrar o descumprimento das leis de trânsito e dessa forma, aplicar uma multa.

A ideia é fazer com que a população ajude a melhorar o tráfego, entretanto caso um cidadão for flagrado exercendo a função de um funcionário público sem que tenha sido nomeado para tal, será considerado um crime.

Essa tecnologia ainda não está em todas as cidades do Brasil, mas já está sendo utilizada em quatro capitais do país, sendo elas Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Teresina (PI). Sorocaba (SP) também utiliza esse sistema.

 Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!