Para quem acabou de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou está reaprendendo a dirigir, o momento de comprar o primeiro carro não é simples. Além de escolher um modelo com boa dirigibilidade e seguro, é preciso colocar na "balança" o custo e a manutenção do veículo, que provavelmente sofrerá com alguns "ralados".
Abaixo, o Vrum seleciona cinco opções ideais para quem está iniciando a vida de motorista. Vale lembrar que, além do ano e do modelo, é sempre necessário considerar a conservação do veículo e comparar seu valor com outras unidades antes de fechar o negócio.
Volkswagen Gol
Líder de vendas entre os usados, o Volkswagen Gol entrega as principais características para quem conseguiu a CNH recentemente. Econômico, o modelo da quinta geração tem um motor 1.0 de quatro cilindros que faz até 10,8 km/l na cidade. Conhecido por ter uma manutenção simples e ser compacto, o Golzinho 2008 tem unidades que saem a partir de R$ 12.900.
Volkswagen Fox
Este é outro carro da VW que faz sucesso entre os motoristas de primeira viagem. O Fox é conhecido por ser "compacto por fora, gigante por dentro", como dizia a antiga propaganda. Assim, para quem está aprendendo fazer baliza, mas não dispensa um carro mais confortável, esta é uma boa opção. Com motores que variam de 1.0, 1.4 e 1.6, o modelo custa a partir de R$ 13.900.
Chevrolet Corsa
O Corsinha não poderia ficar de fora desta relação. A linha 2008, principalmente, é a melhor para quem busca um carro barato, econômico, fácil de manter e até de revender. Com um motor 1.4 flex, o hatch tem bom desempenho na cidade e pode custar entre R$ 18 e R$ 30 mil, dependendo do modelo e estado de conservação.
Chevrolet Celta
Como não poderia ser diferente, o Chevrolet Celta está na lista. Na década passada, o modelo era utilizado nas autoescolas, principalmente por possuir um porte pequeno, o que facilitava nas balizas. Famoso pela durabilidade, o Celtinha também tem um custo de manutenção baixo e peças que são facilmente encontradas no mercado. A versão de 2011, por exemplo, entrega um motor VHCE 1.0 flex de 78 cv, com câmbio automático de cinco marchas. O valor varia de R$ 25 mil a R$ 33 mil.
Fiat Palio
A versão 2011 do Palio é extremamente recomendada para os recém-habilitados. Com o ajuste na suspensão feito pela Fiat, o modelo é firme e pode até vir com itens de segurança, como air-bags e freios ABS. Com motor 1.0 ou 1.4, uma unidade sai por menos de R$ 30 mil.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!