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Como trocar um pneu furado?

Algumas dicas para aprender a trocar o pneu de um carro

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Manter o pneu devidamente calibrado, seguindo as orientações do fabricante, é de extrema importância
Manter o pneu devidamente calibrado, seguindo as orientações do fabricante, é de extrema importância Foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press

Imagine estar andando tranquilamente em seu carro quando de repente ele fica um pouco mais pesado, você sente que algo está errado e decide parar para ver o que aconteceu e se depara com o pneu furado. Muitas pessoas nessas ocasiões preferem ligar para o seguro ou ir até um posto e pedir para trocarem o pneu, mas, caso nenhuma dessas opções esteja disponível, aqui vai um guia prático de como fazer essa troca sem complicações.

O primeiro passo é ligar o pisca alerta e encostar o carro, caso esteja em uma estrada, ir para o acostamento. Após ter feito isso, é necessário colocar o triângulo de sinalização, que pode ser encontrado no porta-malas, a pelo menos 30 metros do veículo, essa distância pode variar de acordo com a velocidade permitida da via e devido às condições climáticas.  

Em seguida, o macaco deve ser posicionado de forma correta, na estrutura, embaixo do carro. Muitos carros possuem setas indicando onde o equipamento deve ser posicionado. Entretanto, antes de erguer o veículo, é recomendado que você, utilizando a chave de rosca, posicione ela de uma maneira que seja simples para pisar em cima dela, por conta dos parafusos da roda estarem muito bem presos, e assim dessa forma, colocando o seu peso para desrosquear os parafusos. 

Agora que os parafusos estão mais frouxos, está na hora de erguer seu carro, girando a manivela da ferramenta até que o pneu deixe de tocar o chão. Agora é necessário terminar de retirar os parafusos para que o pneu saia. 

Após retirar a roda, o estepe deve ser colocado no lugar, e, com a mão mesmo, encaixar os parafusos no lugar para que possa descer o macaco sem ter perigo da roda sair do lugar, pelo menos dois parafusos têm que estar previamente colocados. E quando o carro já estiver no chão, terminar de rosquear os parafusos, e lembrar de usar o peso do corpo novamente, só que desta vez, para travá-los.

Ao final desse serviço, que pode durar cerca de 30 minutos, é necessário que você recolha as ferramentas utilizadas e guarde-as, juntamente com o pneu furado. É recomendado também que vá a um borracheiro para que ele possa recuperar pneu, se possível.