O seu carro começou a apresentar problemas de desempenho, como falhas no motor, perda de potência e dificuldade de partida? Ou você passou a sentir, repentinamente, um cheiro forte saindo do veículo? Esses sinais podem significar que o automóvel está sendo abastecido com combustível batizado.
Felizmente, segundo o Instituto Combustível Legal (ICL), há ao menos cinco testes para identificar adulteração ou outras irregulares cometidas por postos. Aliás, está na lei: o motorista tem direito de exigir esses testes em caso de suspeita na procedência do combustível. Veja abaixo.
1 - Avaliação visual
O mais simples e conhecido é feito através da visualização. O teste permite ao consumidor verificar a aparência da gasolina, do óleo diesel ou do etanol em uma proveta. Caso o combustível esteja turvo ou com aspectos de impureza, é possível determinar adulteração.
2 - Verificação de volume e vazão
Um segundo teste permite verificar se a quantidade de combustível exibida na bomba está, de fato, chegando ao veículo. Para isso, é necessário um medidor específico, onde serão despejados 20 litros de combustível direto da bomba. Caso a diferença seja menor de 60 ml ou maior de 100 ml, a adulteração será constatada.
3 - Teste da proveta
Este é outro teste conhecido, sendo utilizado para saber se a quantidade de etanol anidro misturada com a gasolina está em conformidade com a legislação. Nele, o funcionário do posto mistura 50 ml de gasolina e 50 ml de água com sal em uma proveta (instrumento de laboratório em formato cilíndrico). Depois de 15 minutos em repouso, é verificada a procedência usando a fórmula V = (A x 2) + 1. Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, com um mínimo de 18% de etanol.
4 - Teste do termodensímetro
O termodensímetro é um equipamento que mede a proporção de água e aditivo no radiador do motor. Nesse teste, é preciso avaliar se o combustível fica no centro do densímetro, abaixo da linha do etanol. Ao realizar o teste, cheque se o teor alcoólico está entre 92,5% e 95,4% - no caso do Premium, a taxa indicada é entre 95,5% e 97,7%.
5 - Teste do densímetro para gasolina e diesel
Este teste é mais complexo, exigindo um densímetro (aparelho de vidro e calibrado), proveta, termômetro de inversão total e uma tabela de conversão de densidades. A ideia é que a massa do combustível chegue em 20º C.
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