x
UAI
Tecnologia!

Fãs poderão ouvir voz de Ayrton Senna ao encostar em exposição

Dispositivo permite ouvir a voz do piloto ao se aproximar do capacete

Publicidade
Senna foi tricampeão mundial de F1, em 1988,1990 e 1991
Senna foi tricampeão mundial de F1, em 1988,1990 e 1991 Foto: internet/ Divulgação

Uma exposição em homenagem a Ayrton Senna irá ocorrer no Parque do Ibirapuera (SP) a partir deste sábado (19), que traz uma experiência bem especial para os fans do tricampeão. Ao encostar a cabeça no capacete amarelo do piloto, os visitantes poderão “ouvir” a voz do brasileiro. 

A exposição é organizada pela Senna Brands e Guaraná Antarctica. O som pode ser reproduzido em quatro frases ditas pelo próprio Senna, que podem ser ouvidas apenas pelo contato direto entre a cabeça do visitante e o capacete. 

Os visitantes poderão ouvir a voz do piloto apenas encostando a cabeça no famoso capacete amarelo, sem o uso de fones de ouvido ou caixas de som,  graças a uma tecnologia de condução óssea, que transmite o som diretamente pelos ossos do crânio até o cérebro.

A tecnologia foi trazida da Espanha e adaptada ao capacete em cerca de seis meses. Segundo os organizadores, o dispositivo causa diferentes reações nos fãs, variando entre emoção e surpresa.

O capacete faz parte da homenagem aos 30 anos da morte de Senna e foi equipado com um dispositivo que vibra ao entrar em contato com a testa do visitante, permitindo que as frases ditas pelo próprio Senna sejam “ouvidas” de forma direta, sem passar pelos canais auditivos.

Para garantir a imersão completa, os visitantes são orientados a encostar a testa no capacete e tampar os ouvidos com os dedos, comprovando que o som não é ouvido de forma convencional. 

Segundo Guilherme Poyares, diretor de marketing de Guaraná Antarctica, a sensação de ouvir a voz do piloto por condução óssea é muito próxima à de uma audição tradicional, mas com um toque mais íntimo. “É como se o Senna estivesse falando diretamente com você”, explica.

Além da experiência auditiva, a exposição conta com itens históricos do piloto, como um macacão original da temporada de 1991 e uma réplica de pódio para fotos. A exposição é gratuita e estará aberta ao público até 17 de novembro, das 9h às 18h, com entrada pelos portões 9 e 10 do Parque do Ibirapuera.