A Apple passou cerca de dez anos desenvolvendo um veículo elétrico, projeto que envolveu 10 bilhões de dólares (cerca de R$ 56 bilhões). A empresa da maçã estava produzindo um carro por anos e com isso fez uma parceria com a fabricante BYD.
De acordo com o relatório da Bloomberg, a Apple estava produzindo um carro, porém nunca saiu do papel. O relatório diz que a colaboração entre as duas empresas começou em 2017, com o objetivo de criar baterias de longa duração usando células de fosfato de ferro-lítio (LFP).
Enquanto a Apple trazia sua expertise em sistemas de baterias e gestão de calor, a BYD contribuiu com seu conhecimento na fabricação de células de LFP, que são conhecidas pela segurança e durabilidade.
Executivos da Apple teriam sido apresentados a protótipos iniciais da chamada “Blade battery” da BYD, uma tecnologia já presente nos veículos elétricos da montadora chinesa. A Apple mostrou interesse em adaptar essa tecnologia para aumentar a autonomia de seus veículos, utilizando seu próprio design de pacotes de baterias.
Apesar dos anos de colaboração, a parceria não foi formalmente confirmada por nenhuma das empresas. A BYD disse que a tecnologia da Blade battery é de sua total propriedade, com patentes desenvolvidas de forma independente por seus engenheiros.
No relatório, ao passar do tempo, a Apple decidiu desistiu da parceria e foi atrás de outras empresas. Em 2021, surgiram notícias de que a empresa havia iniciado conversas com a Hyundai sobre o desenvolvimento de um carro elétrico autônomo, mas essas negociações não avançaram.
Eventualmente, a Apple abandonou completamente o projeto de seu veículo elétrico, encerrando uma década de investimentos e pesquisas.