x
UAI
MUDANÇA DE ESTRATÉGIA

Presidente da JAC Motors vê mercado de carros elétricos "desmoronando"

Sergio Habib explicou que as políticas adotadas pelo governo federal afastam o consumidor dos eletrificados

Publicidade
JAC E-JS1
JAC E-JS1 Foto: Jac/Divulgação

A JAC Motors decidiu mudar a sua estratégia para o público brasileiro. Um ano após anunciar que iria concentrar sua linha de automóveis exclusivamente em carros elétricos, a montadora chinesa recuou e lançou sua nova picape Hunter, com motor a diesel. O motivo? A empresa asiática não crê na expansão do mercado de veículos eletrificados no Brasil. 

Presidente da JAC Motors no Brasil, Sergio Habib explicou que as políticas adotadas pelo governo federal afastam o consumidor dos carros elétricos. "Com a nova alíquota de 35% para importação de veículos elétricos, que está subindo gradualmente, o mercado de carros 100% elétricos vai desmoronar", disse, em entrevista ao UOL, nesta segunda-feira (21). 

"O Brasil não vai subsidiar carros elétricos, hoje o governo não tem dinheiro nem para pagar o Bolsa Família... Além disso, nosso país produz e exporta petróleo. É natural que prefira fomentar a venda de veículos a combustão", acrescentou o presidente da JAC Motors. "Vamos voltar para combustão, que é o que o governo brasileiro quer", prosseguiu.

Fora as políticas governamentais do Brasil, Habib pontua que o mercado de elétricos já está arrefecendo em outras partes do mundo. "Nos EUA, o mercado elétrico parou de crescer em 7% e, na Europa, o percentual caiu de 13,5% para 12,5%", comentou. 

Para o presidente da JAC Motors, os principais problemas dos eletrificados são a autonomia limitada e o tempo de recarga. "O carro elétrico é sensacional para o uso urbano, mas não para viagens longas", salientou.

 

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!