Motoristas que trafegam pela Rodovia Chico Xavier (BR-050), entre Cristalina e Delta, em Minas Gerais, vão precisar se adaptar a uma nova tecnologia de monitoramento de velocidade.
A Eco050, concessionária responsável pela via, em parceria com a empresa de radares Velsis, implementou um sistema que calcula a velocidade média dos veículos ao longo de trechos específicos, indo além dos tradicionais radares fixos.
Diferente dos radares que capturam a velocidade instantânea do veículo, o novo sistema monitora o tempo que o motorista leva para percorrer dois ou mais pontos, calculando a velocidade média.
Se o condutor fizer o percurso em menos tempo que o permitido, significa que ele estava acima da velocidade, gerando uma notificação em tempo real para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) via aplicativo Tracker VS, também desenvolvido pela empresa de radares.
Além de alertar sobre excessos de velocidade, o sistema coleta dados para análise do tráfego, auxiliando na definição de novos limites de velocidade e estratégias de segurança viária.
O diretor presidente da Velsis, Guilherme Araújo, explica que a solução é versátil e permite ser adicionada a outros equipamentos de monitoramento da via como radares, câmeras e sensores.
“Desta forma os agentes podem avaliar o comportamento do veículo ao longo de um trecho, em vez de se restringir a um ponto único, agregando inteligência às operações de blitz”, menciona Guilherme.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas