Os preços dos carros novos no Brasil estão cada vez mais altos, tornando o sonho de ter um veículo próprio uma realidade distante para muitos. Modelos populares que antes eram acessíveis agora ultrapassam facilmente a marca dos R$ 100 mil.
Mas, se voltarmos alguns anos no tempo, mais precisamente para 2011, perceberemos que os preços eram bem diferentes. A dúvida que fica é: quanto esses carros populares de 2011 custariam hoje, ajustados pela inflação?
Para chegar a esses valores, utilizamos a taxa de inflação acumulada entre 2011 e 2024, que foi de cerca de 6% ao ano. Esse cálculo de correção inflacionária é feito aplicando a taxa de inflação acumulada ao preço original do carro.
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A inflação reflete o aumento geral dos preços ao longo do tempo, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC-SP), e ajuda a entender o valor real dos produtos em diferentes momentos. Ou seja, o que antes custava R$ 24 mil, por exemplo, hoje teria um valor bem mais alto devido à perda de poder de compra da moeda.
Com isso em mente, é possível calcular quanto custariam os carros mais vendidos de 2011 nos dias atuais, ajustados para a inflação
1. Volkswagen Gol 2011 - R$ 28.790
O Volkswagen Gol foi o carro mais vendido em 2011, com 293.472 unidades comercializadas. Naquela época, o modelo custava R$ 28.790 e trazia o básico para os padrões atuais. Ao ajustar o valor do Gol de 2011 para os dias atuais, considerando a inflação, o modelo custaria aproximadamente R$ 56.859,79.
Equipado com um motor 1.0 flex de 72/76 cv e 9,7/10,6 kgfm de torque, o Gol contava com câmbio manual de cinco marchas, fazendo de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos, com uma velocidade máxima de 169 km/h. Seu consumo era de 7,4 km/l no álcool e 10,8 km/l na gasolina, enquanto, na estrada, alcançava 9,5 km/l no álcool e 14,1 km/l na gasolina.
No quesito equipamentos, o Gol 2011 deixava a desejar. Itens encontrados facilmente hoje em dia não eram obrigatórios, como freios ABS, airbags, travamento central das portas e direção assistida.
O modelo de série oferecia banco traseiro rebatível, banco do motorista com ajuste de altura, alças de segurança no teto e faróis com refletores duplos, mas nada além disso. Ar-condicionado, por exemplo, era item opcional.
2. Fiat Uno Mille Fire 2011 - R$ 24.635
O Fiat Uno Mille Economy, em sua versão de entrada de 2011, custava R$ 24.635, e, ajustado pela inflação, hoje custaria cerca de R$ 48.653,73. Em 2011, o Uno foi o segundo carro mais vendido no Brasil, com 273.551 unidades comercializadas.
Assim como o Gol, o Uno também era bastante simples, especialmente quando analisado pelos padrões de segurança atuais.
O motor do Uno era o 1.0 Fire, flex, com 65/66 cv de potência e 9,1/9,2 kgfm de torque, combinado com câmbio manual de cinco marchas. O modelo fazia de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 156 km/h.
Quanto ao consumo, o Uno registrava 8,8 km/l no álcool e 12,4 km/l na gasolina na cidade, e, na estrada, fazia 9,9 km/l no álcool e 14,6 km/l na gasolina.
Em termos de equipamentos, o Uno também era bastante básico. Nem ar-condicionado estava disponível como item de série, assim como freios ABS, controle de tração, estabilidade ou travas elétricas. Direção assistida também não fazia parte do pacote de série
3. Chevrolet Celta Life 2011 - R$ 25.475
O Chevrolet Celta, na versão Life de 2011, tinha um preço de R$ 25.475, que, ajustado pela inflação, corresponde cerca de R$ 50.312,72 hoje. Na época, o modelo era bastante básico em termos de equipamentos e motorização como os rivais.
Equipado com um motor da Família I, o propulsor era o 1.0 de quatro cilindros que gerava 77/78 cv de potência e 9,5/9,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. O desempenho do modelo permitia que ele acelerasse de 0 a 100 km/h em 14,3 segundos, com uma velocidade máxima de 161 km/h.
Em termos de consumo, o Celta apresentava números de 7,6 km/l no etanol e 10,7 km/l na gasolina na cidade, enquanto na estrada, o desempenho melhorava para 8,7 km/l no etanol e 12,8 km/l na gasolina.
Em relação aos equipamentos, o Celta Life seguia a tendência dos seus concorrentes, com um nível de simplicidade que incluía apenas itens básicos. O modelo não contava com ar-condicionado nem direção assistida, e a oferta de recursos era limitada. Além disso, não tinha airbag e possuía apenas regulagem de altura do banco.
4. Chevrolet Corsa sedã LS 1.0 - R$ 30.150
O Chevrolet Classic foi o único sedã entre os cinco carros mais vendidos de 2011, alcançando um total de 125.784 unidades vendidas. Com um preço de R$ 30.150 na época, isso corresponde a cerca de R$ 59.545,77 hoje, considerando a inflação.
Equipado com um motor 1.0 de quatro cilindros da mesma família do Celta, o Classic entregava 77/78 cv de potência e 9,5/9,7 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de cinco marchas. O desempenho do sedã permitia que ele acelerasse de 0 a 100 km/h em 13,6 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 166 km/h.
Em termos de consumo, o Classic apresentava médias de 7,4 km/l no etanol e 10,4 km/l na gasolina na cidade, enquanto na estrada os números eram de 9,2 km/l e 13 km/l, respectivamente.
Dentre os itens de série, o Classic se destacava por oferecer algumas inovações para a época, como repetidores laterais das luzes de direção. O ar-condicionado também era um item de série. Assim como a grande maioria, o modelo pecava na segurança, pois não contava com freios ABS, controle de tração e estabilidade, ou airbags. Além disso, o sedã oferecia um porta-malas com capacidade de 390 litros.
5. Volkswagen Fox 1.0 Mi Total Flex 2011 - R$ 33.483
O Volkswagen Fox, outro hatchback compacto, tinha um preço de R$ 33.483 em 2011, o que, considerando a inflação, equivale a aproximadamente R$ 66.128,39 hoje. Com 121.594 unidades vendidas naquele ano, o Fox se destacou um pouco mais em termos de equipamentos em comparação com os outros hatches citados.
O modelo era equipado com um motor 1.0 de quatro cilindros, que gerava 72/76 cv de potência e 9,7/10,6 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de cinco marchas. O desempenho do Fox permitia que ele acelerasse de 0 a 100 km/h em cerca de 12,9 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 169 km/h.
Em relação ao consumo, o modelo oferecia uma média de 7,4 km/l no etanol e 10,8 km/l na gasolina na cidade, enquanto na estrada esses números subiam para 9,5 km/l e 14,1 km/l, respectivamente.
Dentre os itens de série, o Fox apresentava airbag frontal e freios ABS, além de desembaçador do vidro traseiro e direção assistida. No entanto, o ar-condicionado permanecia como um item opcional.
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