A Ferrari lançou na última quinta-feira (17) seu mais novo hipercarro, o Ferrari F80, que chega para suceder modelos icônicos como a LaFerrari e F40. Ao contrário de seus antecessores, o F80 não traz mais o tradicional motor V12, uma assinatura da marca italiana
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No lugar, a Ferrari optou por um V6 biturbo, semelhante ao utilizado em seus carros de Le Mans e na Fórmula 1, combinado com três motores elétricos, resultando em uma potência impressionante de mais de 1.184 cv.
Durante o fim de semana, a montadora exibiu o F80 no circuito de Imola, na Itália. No entanto, a apresentação deixou alguns fãs desapontados, principalmente em relação ao som do novo modelo. Vídeos capturados pelo canal NM2255 no YouTube mostram o F80 fazendo voltas e derrapagens na pista, mas o som emitido não agradou aos entusiastas.
O ronco característico e agressivo dos motores Ferrari deu lugar a um som mais abafado, algo que, segundo relatos de quem estava presente, diminuiu a empolgação que antes era provocada pelas altas rotações do motor saindo pelos escapamentos.
A mudança no som, causada pela transição para tecnologias híbridas e motores menores, já é uma tendência em esportivos de outras marcas como Mercedes e Porsche. Ainda assim, muitos puristas da Ferrari ficaram frustrados, preferindo os modelos antigos com o tradicional motor V12 e seu som inconfundível.
Apesar das críticas, todos os 799 exemplares do F80 já foram vendidos, cada um pelo valor de 4 milhões de dólares (cerca de R$ 22 milhões).