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COMPARATIVO

Usados: Audi A3 1.4 TFSI 2020 ou Honda Civic 1.5 Touring 2020?

Sedãs são uma das escolhas dos consumidores de carros usados e possuem diferenças

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Usados: Audi A3 1.4 TFSI 2020 ou Honda Civic 1.5 Touring 2020?
Usados: Audi A3 1.4 TFSI 2020 ou Honda Civic 1.5 Touring 2020? Foto: Divulgação/Honda/Audi/Edição/Equipe Vrum

O mercado de usados está sempre em constante movimento, e neste ano houve um aumento de 9% em relação ao ano passado, segundo a Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Uma das grandes dúvidas dos consumidores é se vale a pena optar por um carro mais chamativo, que dê presença e imponente ou por um modelo mais discreto e com custos inferiores.

Neste comparativo, trazemos dois modelos que geram essa dúvida entre os compradores: o Honda Civic Touring 2020 e o Audi A3 sedã, na versão Prestige Plus Tech. A tabela Fipe desses modelos atualmente indica valores de R$ 137.957 para o Civic e R$ 119.678 para o A3.

Afinal, qual compensa mais, considerando condução, conforto, espaço, dirigibilidade, seguro, IPVA e manutenção? São essas questões que iremos esclarecer nesta matéria.

SEGURO E IPVA

Quando analisamos o custo de seguro, o Audi A3 Sedan Prestige Plus apresenta uma média de R$ 5.863,81, de acordo com a Luna Seguradora. Já o Honda Civic Touring tem um valor médio de R$ 4.886,64. Como esperado, o seguro do Audi tende a ser mais caro, devido à sua característica premium e custos de manutenção.

No que diz respeito ao IPVA, o cenário se inverte. O Audi A3 tem um IPVA médio de R$ 4.178,24, enquanto o Civic Touring chega a R$ 4.680,88, refletindo sua maior valorização na tabela Fipe. Esses valores são baseados no estado de São Paulo, onde a alíquota do imposto incide sobre 4% do valor de mercado.

POTÊNCIA 

Em termos de potência, ambos os modelos são equipados com motores turbinados de quatro cilindros, mas com diferenças notáveis. O Civic Touring utiliza um motor 1.5 turbo a gasolina, com injeção direta, que gera 173 cv e 22,4 kgfm de torque. Com isso, ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, tendo uma relação peso/potência de 7,68 kg/cv.

O Audi A3 sedã, por outro lado, vem com o motor 1.4 TFSI flex, também com injeção direta, que oferece 150 cv e 25,5 kgfm de torque, tanto com gasolina quanto com etanol. Ele faz de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, com uma relação peso/potência de 8,27 kg/cv.

A velocidade máxima declarada pelas montadoras é de 208 km/h para o Civic e 215 km/h para o Audi A3. Embora a diferença de desempenho entre os dois seja pequena, o Civic leva uma ligeira vantagem na aceleração.

Ambos os modelos utilizam câmbios automáticos: o Civic Touring conta com uma transmissão CVT que simula até sete marchas, enquanto o Audi A3 vem com uma transmissão automática convencional de seis marchas com conversor de torque.

Com maior potência, 0 a 100 km/h e peso/potência, o Civic ganha nesse quesito e por isso oferece mais do que o Audi A3. Ponto para o carro da Honda. 

DIMENSÕES E ESPAÇO 

Quando falamos de espaço e dimensões, o Honda Civic Touring leva vantagem em todos os quesitos. O modelo é classificado como um sedã médio,  assim como o Audi A3 sedã Prestige Plus Tech. 

O Civic mede 4,64 metros de comprimento, enquanto o Audi A3 tem 4,45 metros. A largura é praticamente a mesma, com o Civic tendo 1,80 metros e o Audi, 1,79 metros. Já na altura, o Civic também é superior, com 1,43 metros, enquanto o Audi fica em 1,41 metros.

A distância entre-eixos, um fator importante para o conforto interno, é de 2,70 metros no Civic, superando os 2,63 metros do Audi. Além disso, o porta-malas do Civic oferece 517 litros, enquanto o Audi A3 comporta 425 litros. 

Entretanto, o maior tamanho e capacidade do Civic se refletem no peso: são 1.329 kg contra 1.240 kg do Audi A3, uma diferença de 89 kg. O tanque de combustível do Civic também é maior, com capacidade de 56 litros, frente aos 50 litros do Audi.

Com isso, o Civic ganha mais um ponto por oferecer maior entre-eixos e capacidade de porta-malas, características que podem ser cruciais para quem busca mais espaço e conforto.

CONSUMO

No quesito consumo de combustível, os números são muito próximos. O Civic Touring, que aceita apenas gasolina, registra 11,8 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada. Já o Audi A3, também com gasolina, faz 11,7 km/l em uso urbano e 14,2 km/l no rodoviário, segundo dados do Inmetro. No entanto, o Audi tem a vantagem de ser flex, podendo rodar tanto com gasolina quanto com etanol.

Considerando que o desempenho em consumo é praticamente equivalente e o Audi oferece mais flexibilidade ao aceitar etanol, este ponto vai para o Audi A3.

SUSPENSÃO 

Quando falamos de suspensão, o Civic mais uma vez leva vantagem. Ambos os modelos possuem suspensão dianteira independente McPherson, algo comum nessa categoria. Porém, na traseira, o Civic utiliza uma suspensão independente Multilink, o que garante maior conforto e estabilidade em comparação ao simples eixo de torção utilizado pelo Audi A3.

Portanto, no quesito suspensão, o ponto vai para o Honda Civic Touring, por oferecer uma configuração mais refinada e eficiente para absorver irregularidades do solo e garantir uma melhor dirigibilidade.

INTERIOR E EQUIPAMENTOS 

Tanto o Honda Civic Touring quanto o Audi A3 Prestige Plus Tech de 2020 apresentam um bom conjunto de equipamentos e itens de segurança. Ambos possuem uma lista de itens bastante completa. Porém não pense no sistema ADAS, já que ambos modelos não possuem — no ano de 2020, apenas os carros mais luxuosos possuíam e ainda estavam sendo introduzidos.

Esse pacote inclui piloto automático adaptativo, assistente de manutenção de faixa com centralização e alerta de frenagem com freios autônomo. No entanto, o Civic ainda se destaca em alguns detalhes em relação ao Audi.

Entre os principais equipamentos em comum, os dois modelos oferecem: freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, câmera de ré, sensores traseiros, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, faróis em LED com refletores duplos, faróis de neblina, DRL, vidros e travas elétricas, monitoramento de pressão dos pneus e sensores dianteiros. 

Ainda complementa em comum: ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade do volante, piloto automático comum, retrovisores elétricos, retrovisor interno fotocrômico, faróis com acendimento automático, chave presencial, freio de estacionamento elétrico, multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, e computador de bordo, entre outros.

No entanto, há diferenças sutis que podem fazer a diferença dependendo das preferências do consumidor. O Audi A3 conta com regulagem de altura dos faróis, algo ausente no Civic. Por outro lado, o Honda Civic oferece alerta de ponto cego, item que não está presente no Audi.

Outras vantagens do Civic incluem saída de ar para os bancos traseiros, teto solar elétrico, retrovisores rebatíveis eletricamente e painel de instrumentos com tela digital. No Audi, apesar de contar com o sistema start-stop, que desliga o motor em paradas, ele não tem retrovisores rebatíveis eletricamente e nem teto solar (de série).

Outro ponto é a central multimídia. A do Civic é mais intuitiva, sendo totalmente touch, enquanto no Audi é necessário utilizar um controle giratório no console central, o que pode ser menos prático.

Com isso, o Honda Civic Touring acaba oferecendo um pacote de equipamentos um pouco mais completo e moderno em comparação ao Audi A3, e por isso ganha neste quesito também.

Aqui está a parte final da matéria sobre revisões e pós-venda:

REVISÕES E PÓS VENDA

Quando falamos de revisões, o Audi A3 tem um custo mais elevado em comparação ao Honda Civic. A Audi recomenda revisões periódicas a cada 10 mil km ou 1 ano, com intervalos subsequentes de 20 mil, 30 mil, 40 mil e 50 mil km, ou de acordo com o tempo equivalente. 

Essas revisões podem custar entre R$ 2.300 e R$ 2.800, dependendo da quilometragem. Já o Civic segue o padrão de revisões a cada 10 mil km ou 12 meses, mas com custos bem menores, variando entre R$ 400 e R$ 1.500, dependendo da quilometragem e das peças necessárias para substituição.

No quesito de pós-venda, o Honda Civic também leva vantagem. A marca tem uma rede de concessionárias mais ampla, o que facilita o atendimento em diversas regiões do Brasil, além de ser conhecida por sua confiabilidade no pós-venda. 

O Civic apresenta uma taxa de desvalorização em torno de 7%, enquanto o Audi A3 sofre uma desvalorização maior, em torno de 11,39%, de acordo com dados de mercado.

No geral, o Honda Civic oferece um custo de manutenção mais acessível e uma rede de atendimento mais confiável, fatores que pesam na escolha de um carro usado, especialmente em longo prazo.

VENCEDOR

Embora o Audi A3 possa parecer mais prestigiado, com uma marca que chama atenção, especialmente pelo design e a fama da Audi, isso não garante sua superioridade em relação ao Honda Civic. Nossa comparação mostrou que o Civic é uma escolha mais equilibrada e vantajosa em diversos aspectos. 

O sedã japonês se destaca em custo-benefício, mas também em pontos como espaço interno, potência, tecnologias de segurança, suspensão e, claro, manutenção mais barata.

Por isso, no duelo entre o Honda Civic Touring 2020 e o Audi A3 sedã Prestige Plus Tech 2020, o Civic é o vencedor. Ele se destaca como uma opção mais racional.