A ideia de veículos voadores sempre foi um tema futurista, presente em filmes e ficção, mas que, na prática, ainda não se concretizou como muita gente esperava. Porém, algumas inovações estão saindo do papel, como o novo Sea Cheetah WIGE, um navio voador elétrico que pode transformar o transporte marítimo, além de ser sustentável.
Desenvolvido pela startup americana Sea Cheetah, com sede em Miami (EUA), o projeto ainda está em fase de design, mas já chama atenção pela proposta.
A empresa, em parceria com a H3 Dynamics, está desenvolvendo um modelo que utiliza motores elétricos movidos a hidrogênio, buscando zerar as emissões de carbono no transporte de passageiros.
A aeronave vai operar com o efeito solo, que ocorre quando um veículo voa próximo à superfície, aproveitando a compressão do ar entre suas asas e o solo para ganhar sustentação.
Isso permitirá que o Sea Cheetah WIGE viaje a poucos metros da superfície da água, combinando características de um barco e uma aeronave.
O design do navio voador é semelhante ao de um avião tradicional, com motores posicionados nas laterais, parecidos com os de um jato executivo.
A alimentação dos motores será feita por hidrogênio, que poderá ser armazenado em forma líquida ou gasosa, oferecendo flexibilidade nas operações.
Mesmo que o projeto ainda esteja em desenvolvimento e não tenha previsão de lançamento, a proposta do Sea Cheetah WIGE coloca a startup na vanguarda das soluções de transporte. Assim, outras empresas podem pensar em soluções parecidas.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!