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RECLAMAÇÕES

Hyundai Creta: veja os principais problemas do SUV

Embora o modelo seja elogiado por seu espaço interno e durabilidade, algumas queixas foram registradas após a introdução do motor 1.0 turboflex em 2021

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Hyundai Creta
Hyundai Creta Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

O Hyundai Creta foi introduzido no mercado brasileiro em janeiro de 2017, marcando sua presença como o primeiro SUV verdadeiramente fabricado pela marca no país. Antes disso, os modelos Tucson e ix35 eram montados por meio de uma parceria local. Este SUV foi nomeado em homenagem a uma conhecida ilha grega, sendo construído a partir da plataforma do Elantra, um sedã médio. Tal configuração garantiu um bom espaço interno graças ao entre-eixos de 2,59 metros, enquanto o porta-malas de 431 litros se destacava entre os concorrentes.

O Creta foi disponibilizado nas versões Attitude, Pulse e Prestige, oferecendo um conjunto de vantagens que incluíam desde centrais multimídia e luzes diurnas em LED, até ar-condicionado digital e chave presencial. As versões iniciais do Creta estavam equipadas predominantemente com o motor 1.6 flex de 130 cv.

A evolução da segunda geração

Hyundai Creta
Hyundai Creta Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

Em 2021, o Hyundai Creta passou por uma reformulação significativa, classificada como uma nova geração pela fabricante. Embora mantivesse sua plataforma, o entre-eixos foi alongado e o design exterior foi atualizado. Essas mudanças incluíram um novo conjunto óptico e uma grade frontal de dimensões notáveis, ainda que controversas.

Internamente, o Creta foi refinado com materiais de melhor qualidade e tecnologias avançadas, tornando o interior mais sofisticado e funcional. Destacaram-se as assistências de condução e o teto solar panorâmico disponíveis nas versões mais completas.

Quais são os principais problemas relatados pelos proprietários?

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Hyundai Creta Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

Embora o Hyundai Creta seja amplamente elogiado por seu espaço interno generoso e durabilidade, algumas queixas foram registradas, especialmente após a introdução do motor 1.0 turboflex em 2021. Problemas no sistema de injeção direta têm sido uma fonte frequente de reclamações, como perda de potência e desligamentos involuntários do motor.

Um exemplo é o relato de um cliente que enfrentou o problema diversas vezes com seu veículo. Tal situação evidenciou a demora na reposição das peças indispensáveis para a manutenção, além da falta de diagnóstico assertivo sobre a causa real do defeito.

Freios

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Hyundai Creta Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

Outra preocupação entre os proprietários do Hyundai Creta refere-se ao sistema de freios. Casos de inoperância ou travamento das rodas foram mencionados, levantando preocupações sobre a segurança dos ocupantes. Um cliente relatou uma falha ao dirigir na rodovia, que resultou na colisão de seu veículo.

A Hyundai afirmou que investiga esses relatos e que os casos são avaliados individualmente, reiterando seu compromisso com a segurança e a satisfação do cliente. No entanto, episódios assim reforçam a necessidade de avaliações rigorosas para evitar potenciais riscos.

Medições e reações da Hyundai

Diante das reclamações, a Hyundai tem se mostrado atenta às questões apresentadas pelos consumidores. A marca demonstrou disposição em aprimorar seus modelos e assegurar que problemáticas pontuais sejam cobertas pela garantia de cinco anos. Comunicados oficiais da empresa asseguram o monitoramento contínuo das queixas e garantem que o atendimento ao cliente está preparado para lidar com tais situações.

A contínua evolução do Hyundai Creta é um reflexo desse compromisso, buscando cada vez mais adequar-se às expectativas de seus compradores enquanto aprimora elementos de conforto e segurança.

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