x
UAI
DE OLHO NA CONCORRÊNCIA

CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi e declara: "Não consigo parar"

Farley disse que está encantado com o SU7 e exaltou a estrutura da concorrente chinesa

Publicidade
Xiaomi SU7 elétrico quebra com apenas 39km rodados
Xiaomi SU7 elétrico quebra com apenas 39km rodados Foto: Xiaomi/Divulgação

O CEO da Ford, Jim Farley, surpreendeu ao revelar, nesta quarta-feira (23), que está utilizando um carro de uma concorrente para se locomover pela cidade de Dearborn, em Michigan, nos Estados Unidos. Em entrevista ao programa Fully Charged Show, do YouTube, o líder da montadora norte-americana contou que está dirigindo um Xiaomi SU7, veículo elétrico da empresa chinesa conhecida por fabricar celulares. 

Farley disse que conheceu o carro em uma viagem para Xangai e decidiu importá-lo. Apesar de ser um modelo da concorrência, o CEO do Ford declarou estar encantado com o elétrico chinês. "Estou dirigindo há seis meses e não consigo parar", comentou o empresário, que não revelou qual das três versões do SU7 está em sua garagem. "É um carro fantástico", acrescentou.

Na entrevista, Farley ainda exaltou a estrutura da Xiaomi. "É algo que temos observado há algum tempo, mas fiz duas viagens à China nos últimos dois anos que foram uma loucura", declarou o CEO da Ford, também exaltando a Huawei, outra empresa de smartphone da China que está se aventurando na fabricação de carros. "As duas maiores empresas de telefonia celular, estão dentro de cada veículo que é feito", acrescentou. 

Sobre o SU7

O SU7 dirigido pelo CEO da Ford possui três versões. A de entrada é o Hyper Engine V6, com 300cv de potência e 40,8kgfm de torque, proporcionando aceleração de 0 a 100km/h em 5,8 segundos. Já o Hyper Engine V6 S, variante intermediária do modelo chinês, possui 369cv e 50,9kgkm. 

Já o topo de linha é o Hyper Engine V8, equipado com tração integral e 645cv de potência e 85,5kgfm de torque. Isso faz com que o veículo saia da inércia e chegue aos 100km/h em 2,7 segundos, com máxima de 265km/h.

O SU7 de entrada tem bateria com capacidade de 73,6kWh, que proporciona alcance de 668 km pelo ciclo CLTC. Já o SU7 de topo de linha tem bateria de 101kWh, entregando uma autonomia de 800 km pelo padrão CLTC. Além disso, a versão topo de linha tem recarga ultrarrápida em DC, o que faz com que o modelo recupere 220 quilômetros de alcance em apenas 5 minutos de recarga.

Críticas

Apesar da potência, o SU7 gerou críticas dos clientes por dois motivos. Lançado com o preço baixo no início deste ano, o carro da Xiaomi foi um sucesso de vendas, mas não atendeu à demanda do mercado chinês e deixou muitos compradores na fila por meses.  

Além disso, o elétrico não correspondeu às expectativas dos compradores, apresentando diversas falhas após sair das concessionárias. Em alguns casos, os problemas técnicos não foram resolvidos pela montadora.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!