A cada ano, os carros estão recebendo mais e mais telas. Marcas como Audi, Land Rover e Mercedes já equipam seus veículos com diversas telas, que vão desde o painel de instrumentos e controles de ar-condicionado, multimídia, até para o passageiro. Mas a Hyundai quer dar um passo além e quer criar um display holográfico no para-brisa.
A novidade está sendo desenvolvida em parceria com a Zeiss para transformar o para-brisa dos carros em uma tela interativa com informações do veículo, bem parecido com o já conhecido Head-Up Display.
O objetivo é projetar diretamente no vidro dianteiro informações para o motorista, como velocidade, navegação, alertas de segurança, entre outros. Com isso, o condutor não precisará mais desviar o olhar da estrada para consultar o painel de instrumentos ou a central multimídia, segundo a Hyundai Mobis.
A ideia pode parecer algo futurista, mas a Hyundai Mobis já está em fases avançadas de desenvolvimento, com previsão de que a produção em massa dessa tecnologia comece em 2027. A empresa explicou que o sistema funciona com um projetor e uma película ultrafina aplicada no para-brisa.
Essa película tem apenas 100 micrômetros de espessura, quase o mesmo que um fio de cabelo humano, e permite que as projeções apareçam diretamente no campo de visão do motorista.
A empresa também argumenta que, ao substituir as várias telas físicas pelo sistema projetado, o design dos veículos se tornará mais limpo e espaçoso, sem perder funcionalidade.
A Hyundai Mobis e a Zeiss já apresentaram essa tecnologia para montadoras, como Hyundai e Kia, mas também estão em busca de novos parceiros no mercado global.
De acordo com estimativas de especialistas, o mercado de displays holográficos em Head-Up Displays deve crescer bastante nos próximos anos, atingindo cerca de sete milhões de unidades até 2030.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!