A Ford está convocando 2.416 unidades da Ranger e do Bronco para recall nos Estados Unidos devido a um problema na junta da suspensão, que pode ter risco aos proprietários, pois há possibilidade de a peça se soltar e causar acidentes.
O recall não inclui a Ranger fabricada no Brasil, já que a picape vendida aqui é produzida em Pacheco, na Argentina, enquanto a versão norte-americana, assim como o Bronco, são fabricados em Michigan, estado no centro-oeste dos EUA. O Bronco vendido no Brasil é o Bronco Sport, portanto, não está relacionado a este recall.
O chamado foi iniciado em agosto, após um relatório indicar que a junta esférica do braço de suspensão de uma Ranger recém-adquirida, com apenas 500 km rodados, se separou da peça. A partir daí, a Ford começou a investigar e descobriu que diversos modelos da picape e do SUV Bronco poderiam apresentar o mesmo defeito.
O problema está relacionado a uma falha simples na porca do braço de suspensão direito, que pode se soltar. De acordo com o site Carscoops, uma das teorias aponta para erro humano, pois investigações sugerem que funcionários não conseguiram fixar o braço de suspensão corretamente durante a montagem.
Os modelos afetados pelo recall incluem a Ford Ranger 2024 e o Bronco 2025, fabricados entre junho e início de setembro.
Os proprietários serão notificados por carta e chamados a partir de 28 de agosto. Além disso, os concessionários foram instruídos a não entregar nenhum desses veículos até que o problema seja solucionado.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!