Os SUVs são as carrocerias do momento, tanto que até marcas tradicionais com a Ferrari e Lamborghini se renderam ao movimento e adotaram os utilitários. Equipados com motores de grande capacidade volumétrica e potência elevada, esses carros são alguns dos mais beberrões disponíveis no Brasil. Confira a lista:
Land Rover Discovery Sport
Apesar de não ser o Land Rover mais beberrão no Brasil, entre os modelos da marca que consomem gasolina, o Discovery se destaca. Equipado com motor 2.0 turboflex de 249 cv de potência máxima, o consumo do modelo é de 7.0 km/l na cidade e 8.6 km/l na estrada com gasolina. No etanol, as médias caem para 4,9 km/l e 6,2 km/l, de acordo com os números do Inmetro.
Porsche Macan GTS
A versão mais esportiva do SUV de entrada da Porsche se destaca pelo desempenho, mas também pelo consumo de combustível. De acordo com o Inmetro, o V6 3.0 do Macan GTS consegue percorrer 6,8 km com um litro de gasolina na cidade e 8,4 km na estrada.
Jaguar F-Pace SVR
A versão SVR não é mais oferecida pela Jaguar no Brasil, mas ainda está entre os registros do Inmetro. A versão ostenta motor V8 de 5,0 litros sobrealimentado com um supercharger, capaz de entregar 550 cv de potência e consumo de 5.8 km/l na cidade e 8.4 km/l na estrada. Atualmente, o F-Pace é vendido somente com motor híbrido plug-in.
Mercedes-Benz GLE63S AMG
Outro modelo híbrido-leve na lista é o Mercedes-Benz GLE 63S. Equipado com motor V8 Bi-turbo de 4.0 litros, o SUV entrega 612 cv de potência máxima e é capaz de alcançar os 100 km/h em menos de quatro segundos. Em matéria de consumo, na cidade são 5,9 km com um litro de combustível e na estrada não passa de 7.4.
Porsche Cayenne Turbo GT
Apresentado em 2021, o Turbo GT é o topo da gama da linha Cayenne. O motor V8 4.0 bi-turbo é compartilhado com outros modelos citados abaixo do texto, mas conta com 640 cv de potência. O consumo, entretanto, é o melhor deles: 5.8 km/l na cidade e 7.9 km/l em ciclo rodoviário.
BMW X6M
Outro queridinho dos famosos, o BMW X6M passou a ser vendido somente na versão Competition, que na linha 2025 chega ao Brasil somente na configuração híbrida-leve (MHEV). Essa opção não é focada em melhorar o consumo de combustível e por isso o X6M registra médias de 5.7 km/l na cidade e 7.4 km/l na estrada.
Audi RSQ8
O topo de linha a combustão da Audi no momento é o SUV RSQ8. Baseado no maior SUV da marca, a versão esportiva traz motor V8 de 4.0 litros e 600 cv de potência, entregues para as quatro rodas graças ao uso da tração Quattro. O consumo é de 5.5 km/l na cidade e 7.1 km/l na cidade.
Lamborghini Urus
Queridinho de vários famosos no Brasil, o Lamborghini Urus é um dos principais SUVs do mercado para os bolsos abastados. Segundo o Inmetro, o SUV V8 de 650 cv registra médias de 5.4 km/l na cidade e 6,9 km/l em uso rodoviário.
Mercedes-Benz G63
O modelo mais caro vendido pela Mercedes-Benz é também um de seus carros que mais bebem gasolina. Conhecido pelo seu visual quadradão e pelo luxo, o tradicional Classe G chega ao Brasil somente na versão G63, a mais esportiva. O V8 de 585 cv move as mais de duas toneladas do SUV, mas cobra caro por isso, registrando consumos de 5,2 km/l na cidade e 6,2 km/l na estrada.
Ferrari Purosangue
O primeiro SUV da Ferrari é um dos carros mais caros disponíveis no país, custando mais de R$ 7 milhões. Com um preço tão elevado e exclusivo, quem levar o SUV esportivo para casa não terá problemas para abastecer, mas precisará estar sempre no posto de gasolina. Equipado com motor V12 6.5 de 725 cv, o Purosangue apresenta médias de 4.1 km/l na cidade e 5.6 km/l na estrada.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!