O sistema de inteligência artificial da Tesla “Smart Summon”, tem sido alvo de debate nos Estados Unidos por conta das falhas dentro e nas saídas dos estacionamentos. A tecnologia visualiza o local onde o carro se encontra para realizar as manobras necessárias para estacionar ou ir até o local onde o dono está, desviando de objetos, conforme a supervisão do proprietário do veículo, segundo o manual da empresa.
Entretanto, os relatos de carros da empresa estadunidense aparentam indicar um cenário diferente do prometido. De acordo com a pesquisa da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a Tesla lidera no quesito de batidas reportadas com 273 casos, enquanto a Honda ficou em segundo com 90 acontecimentos, número relativamente distante do anterior. O dado mais intrigante apresentado na pesquisa é o número grotesco de lesões e com o que o veículo se chocou, marcados como “desconhecido”. Veja um exemplo publicado nas redes sociais:
Até o fechamento desta matéria, não ficou claro qual software da Tesla o veículo estava usando (Summon, Smart Summon ou Actually Smart Summon) ao se chocar com o carro que estava transportando as madeiras.
Os donos de veículos da Tesla são alertados a estar com o aplicativo aberto e apertando um botão na tela para que o veículo continue fazendo o trajeto por conta própria. Para casos em que o usuário estiver utilizando esta ferramenta e tiver o seu carro a vista, até uma distância de 12 metros, supostamente, ao identificar que o carro está prestes a colidir com algo ou alguém, deveria parar de pressionar o botão no aplicativo para que a função seja interrompida imediatamente, mas, ao que parece, isto não está sendo praticado atualmente.
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