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Veja os carros populares que mais desvalorizam no Brasil

Modelos populares, como Chevrolet Tracker, Volkswagen Polo, e outros estão na lista

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Veja os carros populares que mais desvalorizam no Brasil
Veja os carros populares que mais desvalorizam no Brasil Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Na hora de comprar um carro, muitos brasileiros consideram não só o custo-benefício no uso diário, mas também a valorização do veículo no mercado. Porém, carros populares também possuem grande desvalorizações, com alguns modelos chegando a ter mais de 19%. 

Uma pesquisa do site KBB analisou os carros mais vendidos e populares, revelando quais são os que mais valorizaram ao longo do ano. Em alguns casos, essa valorização chegou a índices consideráveis. A pesquisa foi feita no ano passado. 

10. Volkswagen Polo - 1,5% 

Polo Track é o carro mais acessível da Volkswagen atualmente

O Volkswagen Polo foi o carro popular que menos desvalorizou em 2023, com uma taxa de apenas 1,5% de depreciação, segundo levantamento da KBB. Além de ser o carro mais vendido do Brasil, a versão de entrada, o Polo Track, tem sido o principal responsável pelo sucesso de vendas. 

Com um valor na Tabela Fipe de R$ 76.594 (modelo 2024), o Polo Track 2024 teve uma desvalorização de 0,45% no modelo 2024 até o mês de outubro, pegando como base agosto de 2023. 

9. Hyundai HB20 - 11,10%

Linha 2024 trouxe alguns novos itens, como frenagem automática (FCA) e assistente de permanência e centralização em faixa 

O Hyundai HB20 ocupa o segundo lugar na lista de carros que menos desvalorizaram em 2023, com uma taxa de desvalorização de 11,10%, segundo dados da KBB. Até outubro de 2024, o modelo 2024, na versão de entrada, Comfort 1.0, já apresenta uma depreciação de 13,01%. 

Comparado ao Volkswagen Polo, a taxa de desvalorização do HB20 é bem mais alta, mas ainda se destaca entre os populares, caindo em um patamar de depreciação mais “normal” para o segmento.

8. Fiat Argo - 11,35% 

Fiat Argo modelo 2023

O Fiat Argo aparece na lista com uma taxa de desvalorização de 11,35% no estudo realizado pela KBB em 2023. Em 2024. Neste mês de outubro, o modelo de entrada do Argo, o 1.0 Flex, 2024, a depreciação chega a 6,33%. 

Em setembro de 2023, o modelo, ano 2024, de entrada, tinha um preço médio de R$ 76 mil, mas agora está avaliado em R$ 71.207 na Tabela Fipe. Essa taxa ainda se mantém dentro do padrão para o segmento, mas é uma depreciação maior comparada ao Polo, por exemplo. 

7. Hyundai Creta - 11,70% 

Hyundai Creta é um dos carros mais vendidos da Hyundai e

O Hyundai Creta ocupa a sétima posição no ranking de menor desvalorização, com uma taxa de 11,70% no estudo da KBB de 2023. Essa depreciação é baixa para um SUV, o que mostra como o Creta é bem aceito no mercado. 

6. Volkswagen T-Cross - 12,72%

Volkswagen T-Cross

Na sexta posição da lista, o Volkswagen T-Cross apresenta uma desvalorização de 12,72%, segundo o levantamento da KBB de 2023. Esse SUV é o mais vendido no Brasil, sendo bem vendido, especialmente, entre vendas diretas, que incluem o segmento PCD e frotistas, como locadoras. 

Já os dados apurados pelo Vrum, atualmente, a versão Comfortline, por exemplo, teve uma desvalorização de 8,04% em relação a julho de 2023, quando o modelo 2024 foi revelado pela Volkswagen, enquanto hoje sua média na Tabela Fipe está em R$ 135.810.  

5. Fiat Mobi - 13,35% 

O subcompacto da Fiat tem estilo que agrada, no formato quadrado arredondado

Na quinta posição entre os modelos que mais desvalorizaram em 2023, está o Fiat Mobi, com uma taxa de desvalorização de 13,35%, segundo dados da KBB. No ano passado, o modelo viu seu valor médio cair de R$ 73.400 para R$ 70.600. 

No entanto, ao analisarmos a variação acumulada desde 2023 até outubro de 2024, a desvalorização foi de apenas 0,34%. Hoje, a versão de entrada Like, que também é o carro mais acessível do Brasil, tem valor médio de R$ 60.617 na Tabela Fipe.

4. Chevrolet Onix Plus - 14,22% 

Versão de entrada do Chevrolet Onix Plus é a LT equipada com motor 1.0 aspirado e câmbio manual

Em quarto lugar, aparece o Chevrolet Onix, com uma desvalorização de 14,22% em 2023, de acordo com a KBB. O levantamento feito pelo Vrum com a Tabela Fipe aponta que o modelo de entrada 2024 do Onix Plus, com motor 1.0 aspirado, está atualmente avaliado em R$ 97.250. 

A variação acumulada indica uma leve desvalorização de 0,43% desde maio de 2023, o que mostra seu valor de mercado estável no período recente, apesar da taxa de desvalorização anual anterior.

3. Fiat Strada - 16,06% 

Versões com motor turbo, como a Ultra, ainda são recentes na gama

O terceiro modelo na lista dos que mais desvalorizou em 2023 é a Fiat Strada, com uma taxa de desvalorização de 16,06%, de acordo com a KBB. 

Já na versão de entrada da Strada, a Endurance 1.3 cabine simples, o modelo 2024 tem hoje um valor médio na Tabela Fipe de R$ 91.160. Isso representa uma desvalorização de 5,59% em comparação a outubro de 2023. 

2. Chevrolet Onix Hatch - 16.07% 

Chevrolet Onix RS 1.0 turbo vermelho parado de frente

Na segunda posição, está o Chevrolet Onix hatch, que registrou uma desvalorização de 16,07% em 2023, também segundo a KBB. No entanto, ao analisarmos o modelo 2024, na versão de entrada com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, a Tabela Fipe mostra um valor de R$ 74.645. 

Esse valor indica uma desvalorização de 6,09% desde maio de 2023, quando a Chevrolet apresentou o modelo 2024. 

1 Chevrolet Tracker - 19.08% 

Vale a pena pagar mais pelos 17cv extras do Chevrolet Tracker 1.2 Premier?

O primeiro lugar na lista dos carros populares que mais desvalorizaram em 2023 é ocupado pelo Chevrolet Tracker, com uma taxa de desvalorização de 19,08%, segundo dados da KBB. Em janeiro de 2023, o Tracker custava em média R$ 134.382,00 como zero km, mas esse valor caiu para cerca de R$ 108.730,00 em dezembro, já como seminovo. 

Já nossa análise do modelo de entrada do Tracker, a 1.0 Turbo automático, a Tabela Fipe aponta um valor atual de R$ 107.833,00, em comparação com os R$ 120.685,00 de maio de 2023, quando o modelo 2024 foi lançado. Isso representa uma desvalorização de 10,65% no período.