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DEFEITOS NO FUTURO?

"bombas" no futuro? Veja modelos com risco de problemas crônicos

Conheça modelos que utilizam engenharias que deram problemas no passado e podem dar no futuro nos novos modelos

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Hyundai Creta
Hyundai Creta Foto: Luiz Forelli/EM/Vrum

No Brasil, algumas montadoras já enfrentaram críticas pesadas por problemas crônicos, como falhas de câmbio e desgaste de correia dentada. Apesar do histórico, marcas continuam utilizando tecnologias arriscadas, que podem assombrar a confiabilidade e a revenda de certos modelos.

O perfil do Instagram do Dr. Mauro Costa, conhecido por expor problemas e curiosidades sobre carros, fez um alerta recente. Ele listou modelos que podem ser uma dor de cabeça, indicando os principais pontos de atenção para motoristas. Veja quais são esses carros:

Hyundai Creta Ultimate 1.6 turbo com câmbio DCT

Novo Hyundai Creta Ultimate

A versão Ultimate do Hyundai Creta, com motor 1.6 turbo e câmbio de dupla embreagem a seco, é uma das apostas da montadora que pode ser arriscada.

Esse tipo de câmbio já causou muitos problemas no Brasil, principalmente em carros como o Ford Ecosport, Fiesta, Focus, entre outros, além do Volkswagen Golf e Jetta com o DSG, que sofreram com superaquecimento e trancos, além de custos super elevados de manutenção.

A Hyundai garante que esse câmbio foi aprimorado, porém ele ainda levanta dúvidas para os consumidores . Esse tipo de transmissão tem histórico de sobrecarga e desgaste prematuro em situações de trânsito intenso, típico das grandes cidades brasileiras, onde troca de marchas frequentes acabam aquecendo e desgastando o sistema.

Chevrolet Onix e Onix Plus 1.0 três cilindros

Testamos o Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Premier, o novo sedã compacto da marca

O Chevrolet Onix, que utiliza motor de três cilindros, tem correia dentada banhada a óleo, um item sensível e que pode gerar problemas com o tempo se a pessoa não cuidar. A correia dentada banhada a óleo tende a desgastar e quebrar com mais frequência que as tradicionais, especialmente se o óleo não estiver em condições ideais e se o condutor não prestar atenção nos cuidados. Isso pode levar a um risco maior de danos ao motor e de custos com manutenção.

A Chevrolet diz ter colocado correia por ter maior durabilidade, que foi testada em testes de desenvolvimento. E ela ainda orienta: "O consumidor deve seguir o que determina o manual do proprietário, já que o uso de lubrificantes fora da especificação do manual podem comprometer sua vida útil”, segundo a divulgação do site Autopapo.

Outros modelos, como o próprio Ford Fiesta EcoBoost, Peugeot 208 1.2, Citroën C3 1.2 tinham motores que usavam a correia banhada a óleo, já apresentaram problemas de deterioração e desgaste prematuro. E, no caso do Onix, há relatos de quebra de motor graças a correia dentada, além da quebra da correia e consequente dano às válvulas e ao cabeçote.

Caoa Chery Tiggo 5X até 2022

Chery Tiggo 5x foi lançado no Brasil no fim de 2018

Os Tiggo 5X até 2022 contavam com o câmbio automatizado de dupla embreagem a seco, outra transmissão que causou muitos problemas para os proprietários da Ford com o Powershift, famosa por ser suscetível a trancos e superaquecimento. 

Esse câmbio de dupla embreagem a seco trouxe tanta dor de cabeça que a Ford enfrentou diversos processos judiciais e teve que alterar a tecnologia em seus veículos.

No caso do Tiggo 5X, a Caoa Chery optou por uma atualização do câmbio a partir de 2022 para o CVT para evitar os problemas enfrentados pelos consumidores da Ford. Ainda assim, os modelos fabricados até 2022 podem ter riscos.

Ford Ranger 2.0 turbodiesel

ford ranger xl 2.0 turbodiesel modelo 2024 branca de traseira estatica na grama

Outro modelo que utiliza a correia dentada banhada a óleo é a Ford Ranger com motor 2.0 turbodiesel. Como mencionado, esse tipo de correia está sujeito a deterioração quando o óleo não é trocado corretamente ou quando há excesso de resíduos de óleo no motor, o que gera acúmulo de borracha deteriorada dentro do sistema.

A substituição de uma correia danificada pode custar caro e, se não for realizada a tempo, pode causar sérios danos ao motor da Ranger, um problema grave para quem utiliza o carro em percursos longos e estradas.

Chevrolet Montana três cilindros

Nova Chevrolet Montana tem elementos de design que lembram a Fiat Toro

Seguindo a mesma linha, a nova Chevrolet Montana três cilindros também utiliza a correia dentada banhada a óleo. Apesar de ser uma opção moderna e silenciosa, esse tipo de item já mostrou que pode deteriorar com o tempo. Modelos que dependem desse tipo de correia, como a Montana, podem apresentar desgaste, especialmente em condições severas de uso.