No Brasil, algumas montadoras já enfrentaram críticas pesadas por problemas crônicos, como falhas de câmbio e desgaste de correia dentada. Apesar do histórico, marcas continuam utilizando tecnologias arriscadas, que podem assombrar a confiabilidade e a revenda de certos modelos.
O perfil do Instagram do Dr. Mauro Costa, conhecido por expor problemas e curiosidades sobre carros, fez um alerta recente. Ele listou modelos que podem ser uma dor de cabeça, indicando os principais pontos de atenção para motoristas. Veja quais são esses carros:
Hyundai Creta Ultimate 1.6 turbo com câmbio DCT
A versão Ultimate do Hyundai Creta, com motor 1.6 turbo e câmbio de dupla embreagem a seco, é uma das apostas da montadora que pode ser arriscada.
Esse tipo de câmbio já causou muitos problemas no Brasil, principalmente em carros como o Ford Ecosport, Fiesta, Focus, entre outros, além do Volkswagen Golf e Jetta com o DSG, que sofreram com superaquecimento e trancos, além de custos super elevados de manutenção.
A Hyundai garante que esse câmbio foi aprimorado, porém ele ainda levanta dúvidas para os consumidores . Esse tipo de transmissão tem histórico de sobrecarga e desgaste prematuro em situações de trânsito intenso, típico das grandes cidades brasileiras, onde troca de marchas frequentes acabam aquecendo e desgastando o sistema.
Chevrolet Onix e Onix Plus 1.0 três cilindros
O Chevrolet Onix, que utiliza motor de três cilindros, tem correia dentada banhada a óleo, um item sensível e que pode gerar problemas com o tempo se a pessoa não cuidar. A correia dentada banhada a óleo tende a desgastar e quebrar com mais frequência que as tradicionais, especialmente se o óleo não estiver em condições ideais e se o condutor não prestar atenção nos cuidados. Isso pode levar a um risco maior de danos ao motor e de custos com manutenção.
A Chevrolet diz ter colocado correia por ter maior durabilidade, que foi testada em testes de desenvolvimento. E ela ainda orienta: "O consumidor deve seguir o que determina o manual do proprietário, já que o uso de lubrificantes fora da especificação do manual podem comprometer sua vida útil”, segundo a divulgação do site Autopapo.
Outros modelos, como o próprio Ford Fiesta EcoBoost, Peugeot 208 1.2, Citroën C3 1.2 tinham motores que usavam a correia banhada a óleo, já apresentaram problemas de deterioração e desgaste prematuro. E, no caso do Onix, há relatos de quebra de motor graças a correia dentada, além da quebra da correia e consequente dano às válvulas e ao cabeçote.
Caoa Chery Tiggo 5X até 2022
Os Tiggo 5X até 2022 contavam com o câmbio automatizado de dupla embreagem a seco, outra transmissão que causou muitos problemas para os proprietários da Ford com o Powershift, famosa por ser suscetível a trancos e superaquecimento.
Esse câmbio de dupla embreagem a seco trouxe tanta dor de cabeça que a Ford enfrentou diversos processos judiciais e teve que alterar a tecnologia em seus veículos.
No caso do Tiggo 5X, a Caoa Chery optou por uma atualização do câmbio a partir de 2022 para o CVT para evitar os problemas enfrentados pelos consumidores da Ford. Ainda assim, os modelos fabricados até 2022 podem ter riscos.
Ford Ranger 2.0 turbodiesel
Outro modelo que utiliza a correia dentada banhada a óleo é a Ford Ranger com motor 2.0 turbodiesel. Como mencionado, esse tipo de correia está sujeito a deterioração quando o óleo não é trocado corretamente ou quando há excesso de resíduos de óleo no motor, o que gera acúmulo de borracha deteriorada dentro do sistema.
A substituição de uma correia danificada pode custar caro e, se não for realizada a tempo, pode causar sérios danos ao motor da Ranger, um problema grave para quem utiliza o carro em percursos longos e estradas.
Chevrolet Montana três cilindros
Seguindo a mesma linha, a nova Chevrolet Montana três cilindros também utiliza a correia dentada banhada a óleo. Apesar de ser uma opção moderna e silenciosa, esse tipo de item já mostrou que pode deteriorar com o tempo. Modelos que dependem desse tipo de correia, como a Montana, podem apresentar desgaste, especialmente em condições severas de uso.
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