Atualmente, a categoria de SUVs é a mais popular e a que domina as vendas. Apesar de alguns SUVs compactos oferecerem menos espaço interno do que sedãs, a preferência pelo estilo e pela impressão de robustez continua crescendo. Pensando nisso, o Vrum preparou um comparativo especial.
Hoje, vamos comparar três SUVs compactos – Hyundai Creta Ultimate (R$ 189.990), Volkswagen T-Cross Highline (R$ 180.690) e Chevrolet Tracker Premier (R$ 175.990) – e um SUV médio, o Jeep Compass Sport (R$ 179.990). Esses modelos estão entre as principais escolhas dos consumidores, e vamos detalhar os pontos fortes de cada um para ajudar na decisão de compra.
SEGURO, IPVA E GARANTIA
Para quem está de olho nesses SUVs, é importante considerar os custos de seguro e IPVA, que costumam ser parecidos entre eles, já que têm valores de Tabela Fipe próximos. Em média, o IPVA e o seguro desses modelos ficam entre R$ 5.000 e R$ 7.000 em São Paulo.
Porém é possível que o Hyundai Creta Ultimate apresente um seguro um pouco mais caro devido ao valor mais alto de sua tabela Fipe.
Em relação à garantia, Hyundai e Jeep saem na frente, oferecendo 5 anos, enquanto Volkswagen e Chevrolet oferecem 3 anos. Para alguns consumidores, esse fator pode ser decisivo na hora de escolher.
MOTORIZAÇÃO E PERFORMANCE
Potência e desempenho são pontos importantíssimos para muitos consumidores de SUV. Entre os modelos comparados, o Hyundai Creta Ultimate é líder em potência: equipado com um motor 1.6 turbo de quatro cilindros, entrega 193 cv e 27 kgfm de torque, mas é movido apenas a gasolina. Com isso, o SUV da Hyundai ganha de lavada com essa nova motorização derivado do Tucson.
O Volkswagen T-Cross, por sua vez, vem com o motor 1.4 TSI flex de quatro cilindros, que gera 150 cv e 25,5 kgfm de torque em ambos combustíveis. Já o Jeep Compass usa o motor 1.3 T270, com 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm de torque.
Na outra ponta, o Chevrolet Tracker, com motor 1.2 turbo, entrega apenas 132/133 cv e 19,4/21,4 kgfm de torque, sendo o menos potente de longe entre eles.
Quanto ao câmbio, o Creta adota um sistema automatizado de dupla embreagem a seco de sete velocidades, que tem gerado debates. A transmissão DCT pode gerar receio em alguns consumidores, lembrando o histórico dos câmbios Powershift da Ford, e esse ponto pode ser crucial para muitos consumidores.
Já o T-Cross, Compass e Tracker apostam em câmbios automáticos de seis marchas com conversor de torque, conhecidos por serem mais robustos: o T-Cross utiliza a transmissão AQ250, o Compass o Aisin TF72- SC, e o Tracker a GF6, consolidada na linha Chevrolet.
Em performance, o Creta lidera, com velocidade máxima de 210 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos. Em seguida, o T-Cross alcança até 202 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos.
O Compass chega a 207 km/h e cumpre o 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. O Tracker, com 185 km/h de velocidade máxima e 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, é o menos performático.
Portanto, o Creta é o campeão em potência e desempenho, mas a confiabilidade do câmbio DCT pode pesar na decisão de alguns compradores, que buscam menor risco. O Vrum já fez uma matéria sobre a confiabilidade do câmbio, você pode conferir clicando aqui.
Já em termos de peso potência, o Creta Ultimate se ganha com folga, com uma relação de 7,02 kg/cv, garantindo maior agilidade entre os modelos comparados. Em seguida, temos o Compass com 8,13 kg/cv, seguido pelo T-Cross com 8,70 kg/cv. O Chevrolet Tracker, apesar de ser o mais leve da lista, com apenas 1.271 kg, fica atrás nesse critério, com uma relação de 9,56 kg/cv, devido à menor potência do motor.
DIMENSÕES
Em dimensões, o Jeep Compass, sendo um SUV médio, é o maior em comprimento e largura, com 4,40 metros de comprimento e 1,81 m de largura, e por isso oferece mais espaço interno, correto? Não. Por incrível que pareça o Compass perde contra os SUVs compactos, principalmente para o T-Cross no entre-eixos, já que o T-Cross leva a vantagem com 2,65 m, seguido pelo Compass com 2,63 m, Creta com 2,61 metros e Tracker com 2,57 metros. Ou seja, apesar do tamanho, o espaço traseiro do Compass não é tão generoso.
Quanto ao porta-malas, o Hyundai Creta se sobressai com 422 litros de capacidade, e garante maior espaço para quem precisa. O Compass, mesmo maior no geral, conta com 410 litros no porta-malas, enquanto o Tracker e o T-Cross ficam com 393 e 373 litros, respectivamente.
Ou seja, o Creta acaba sendo o mais equilibrado entre dimensões, enquanto o Compass, apesar de suas dimensões externas generosas, deixa a desejar no espaço útil interno e no porta-malas. Mais um ponto para o Creta.
CONSUMO
Em consumo, o Volkswagen T-Cross leva vantagem sobre os rivais, principalmente por sua economia tanto na cidade quanto na estrada. No consumo urbano com gasolina, o Hyundai Creta marca 11,9 km/l, o T-Cross 11,7 km/l, o Compass 10,1 km/l e o Tracker 10,4 km/l.
Na estrada, o T-Cross supera os rivais, com média de 14 km/l, seguido pelo Creta com 13,5 km/l, o Tracker com 13,2 km/l e, por último, o Compass com 12 km/l.
Já no consumo com etanol, o T-Cross também se destaca, com 8,1 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, superando o Compass e o Tracker, ambos com 7,2 km/l urbanos e 8,7 km/l (Compass) e 9,2 km/l (Tracker) rodoviários.
O Creta, por ser exclusivo a gasolina nessa versão 1.6 turbo, perde pontos por não oferecer a flexibilidade do etanol.
Quanto à capacidade do tanque, o Compass se destaca com 55 litros, enquanto o Creta comporta 50 litros, o T-Cross 49 litros, e o Tracker, o menor da lista, 44 litros.
Por isso, o T-Cross é o vencedor em consumo, enquanto o Tracker, apesar de leve, deixa a desejar tanto no consumo quanto na capacidade do tanque.
SUSPENSÃO
A suspensão tem a ver com conforto e por isso também é importante aqui. Todos os quatro modelos trazem a suspensão dianteira independente do tipo McPherson, comum em qualquer carro atual. Na traseira, porém, há diferenças. Os três SUVs compactos — Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker — utilizam o eixo de torção, uma escolha comum entre compactos.
Já o Jeep Compass, único SUV médio da lista, conta com suspensão independente McPherson também na traseira, um diferencial que traz uma vantagem teórica em termos de conforto e estabilidade.
Porém, é importante lembrar que a tecnologia de suspensão atual permite que eixos de torção sejam ajustados para garantir uma boa experiência de rodagem. Exemplos disso são o T-Cross e o Creta, que conseguem equilibrar conforto e estabilidade, ainda que não tenham suspensão independente traseira.
Mas no comparativo teórico, que levamos em conta, o Compass leva vantagem nisso pela independência em ambas as extremidades, mas, na prática, a diferença percebida pode variar conforme as preferências individuais.
EQUIPAMENTOS INTERIOR
Quando se trata de equipamentos, sendo direto e reto, é o Hyundai Creta Ultimate que sai na frente com uma lista mais completa de recursos de série.
Ele oferece itens avançados de segurança, como câmera 360 graus, alerta de ponto cego, alerta de mudança e assistente de permanência em faixa, além do assistente de farol alto e alerta de colisão frontal — itens que os concorrentes incluem, porém pode ser item adicional que deixa o carro mais caro.
Outro diferencial é o piloto automático adaptativo com função Stop & Go, disponível apenas no Creta nesta faixa.
Em termos de conforto, o Creta também se destaca: ele é o único a oferecer ventilação nos bancos. Ainda conta com faróis altos automáticos com regulagem de altura. Além disso, tanto ele quanto o Tracker possuem teto solar panorâmico de série nesta versão, enquanto o Compass e o T-Cross deixam este item como opcional.
Porém, o Compass oferece algumas vantagens próprias, como ar-condicionado de duas zonas e freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, que o Creta também traz, mas ausente no Tracker e no T-Cross.
Por outro lado, o Tracker é o único da lista a oferecer conexão com Wi-Fi, mas no geral, fica atrás em número de equipamentos. Resumindo a ópera por completo, é o Creta que vai entregar mais recursos, com o Compass logo atrás, trazendo um pacote bem competitivo. Em terceiro lugar vem o T-Cross, enquanto o Tracker aparece como o menos completo em itens de série.
Por fim, em nossa análise, o Hyundai Creta é atualmente o SUV mais completo, mas e aí, qual você levaria? Conta aqui para a gente nos comentários!
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