O piloto da Scuderia Ferrari Charles Leclerc adicionou mais uma joia à sua coleção exclusiva de supercarros da marca. Além de possuir uma 488 Pista Spider, uma 812 Competizione A e a recém-adquirida Daytona SP3 personalizada, Leclerc agora recebeu a Ferrari SF90 XX, modelo exclusivo voltado para pistas, mas homologado para uso em vias públicas.
Este modelo é o primeiro carro da série XX, que é tradicionalmente destinado a track days, a receber essa homologação. A chegada da SF90 XX ao piloto ocorre pouco após o GP do México, no qual Leclerc alcançou o terceiro lugar, e antes de embarcar para o GP de São Paulo, que acontecerá no início de novembro.
O modelo do piloto monegasco é uma pintura em preto acetinado, com detalhes personalizados em vermelho, incluindo uma faixa que se estende entre os faróis, divisor dianteiro e saias laterais. O toque pessoal de Leclerc está ainda mais evidente com as cores da bandeira de Mônaco — branco e vermelho — nos retrovisores e nas extremidades da asa traseira, além do número 16, seu número de corrida, nas portas.
Produzida em uma edição limitada de apenas 799 unidades, a SF90 XX tem preço inicial de 770 mil euros (R$ 4,75 milhões), embora, com as personalizações de Leclerc, o valor seja certamente mais elevado. Porém deve ter tido algum desconto também. Mesmo assim, o custo representa apenas uma fração do contrato anual do piloto, que gira em torno de US$ 34 milhões (R$ 194 milhões).
Mas mesmo que você, que esteja lendo esta matéria, tenha se interessado em uma SF90 XX, pode tirar o cavalinho da chuva, pois todas as unidades (799 da cupê e 599 da conversível) já estão esgotadas.
Ver essa foto no Instagram
Em termos de potência, a SF90 XX é equipada com um motor 4.0 V8 biturbo que gera 797 cv, apoiado por três motores elétricos, somando 1.030 cv no total. As melhorias na motorização em relação ao modelo passado incluem novos pistões, aprimoramento na câmara de combustão, polimento dos dutos de admissão e escape, além do aumento na taxa de compressão.
Os motores elétricos acrescentam 233 cv, com uma bateria de 7,9 kWh. Esse conjunto permite ao superesportivo acelerar de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 320 km/h.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!