A Fiat confirmou na última sexta-feira (25) o lançamento dos novos Pulse e Fastback com motorização híbrida-leve, utilizando a tecnologia Bio-Hybrid que será adotada em outros veículos da marca no futuro. Além dos SUVs, a Fiat Toro também receberá uma versão híbrida, mas com uma alteração bem importante: a troca do câmbio, que pode impactar diretamente nas vendas do modelo.
A hibridização da Fiat Toro já era esperada no setor desde o início do ano, porém uma análise recente do site Mobiauto trouxe novos detalhes, indicando que a picape utilizará uma transmissão automatizada de dupla embreagem.
Esse tipo de câmbio já é familiar aos brasileiros, especialmente pelos problemas crônicos que surgiram em modelos como o Volkswagen Golf, com o câmbio DSG, e o Ford Fiesta, com o Powershift. Hoje, outras montadoras utilizam esse tipo de transmissão, como a Renault, no Kardian, e a Hyundai, no Creta – modelo para o qual já fizemos uma análise desse câmbio.
A possibilidade da Toro híbrida usar essa transmissão surge com o nome da arquitetura que será aplicada ao sistema híbrido da picape, chamada de e-DCT. Esse sistema consiste em dois motores elétricos, um deles integrado diretamente à transmissão do veículo.
Dessa forma, a Toro híbrida contará com um sistema distinto do Pulse e do Fastback, que utilizarão um sistema elétrico de 12 volts, posicionado no motor de partida e alternador, fornecendo um ganho de potência pequeno. Já a picape adotará um sistema de 48 volts, mais robusto e capaz de tracionar as rodas.
O conjunto da Toro híbrida deve manter o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque, associado a dois motores elétricos com bateria de lítio de 1 kWh, o que resultará em uma potência adicional de cerca de 30 cv. Assim, a Toro poderá ultrapassar os 200 cv de potência, permitindo o uso da bateria para movimentar o veículo em baixas velocidades, como em manobras.
Esse sistema será semelhante ao dos modelos híbridos Toyota Corolla e Corolla Cross, embora com um custo menor de implementação. A tração, por sua vez, poderá ser 4X2 ou 4X4, dependendo da versão escolhida.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!