x
UAI
problemas crônicos?

Fiat Toro híbrida poderá ter câmbio similar ao problemático Powershift

Além do sistema Bio-Hybrid nos SUVs, a Fiat Toro terá motorização híbrida, mas câmbio que muitos brasileiros não gostam

Publicidade
Fiat Toro híbrida poderá ter câmbio similar ao problemático Powershift
Fiat Toro híbrida poderá ter câmbio similar ao problemático Powershift Foto: Divulgação/Vrum

A Fiat confirmou na última sexta-feira (25) o lançamento dos novos Pulse e Fastback com motorização híbrida-leve, utilizando a tecnologia Bio-Hybrid que será adotada em outros veículos da marca no futuro. Além dos SUVs, a Fiat Toro também receberá uma versão híbrida, mas com uma alteração bem importante: a troca do câmbio, que pode impactar diretamente nas vendas do modelo.

A hibridização da Fiat Toro já era esperada no setor desde o início do ano, porém uma análise recente do site Mobiauto trouxe novos detalhes, indicando que a picape utilizará uma transmissão automatizada de dupla embreagem.

Esse tipo de câmbio já é familiar aos brasileiros, especialmente pelos problemas crônicos que surgiram em modelos como o Volkswagen Golf, com o câmbio DSG, e o Ford Fiesta, com o Powershift. Hoje, outras montadoras utilizam esse tipo de transmissão, como a Renault, no Kardian, e a Hyundai, no Creta modelo para o qual já fizemos uma análise desse câmbio.

Fiat Toro versão Ultra 2.0 AT9 branca motor turbodiesel
Fiat Toro híbrida poderá ter câmbio similar ao problemático Powershift Foto: Divulgação/Vrum

A possibilidade da Toro híbrida usar essa transmissão surge com o nome da arquitetura que será aplicada ao sistema híbrido da picape, chamada de e-DCT. Esse sistema consiste em dois motores elétricos, um deles integrado diretamente à transmissão do veículo.

Dessa forma, a Toro híbrida contará com um sistema distinto do Pulse e do Fastback, que utilizarão um sistema elétrico de 12 volts, posicionado no motor de partida e alternador, fornecendo um ganho de potência pequeno. Já a picape adotará um sistema de 48 volts, mais robusto e capaz de tracionar as rodas.

O conjunto da Toro híbrida deve manter o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque, associado a dois motores elétricos com bateria de lítio de 1 kWh, o que resultará em uma potência adicional de cerca de 30 cv. Assim, a Toro poderá ultrapassar os 200 cv de potência, permitindo o uso da bateria para movimentar o veículo em baixas velocidades, como em manobras.

Esse sistema será semelhante ao dos modelos híbridos Toyota Corolla e Corolla Cross, embora com um custo menor de implementação. A tração, por sua vez, poderá ser 4X2 ou 4X4, dependendo da versão escolhida.