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Como instalar um carregador para carro elétrico em casa ou prédio, e os custos?

Veja o que deve ser feito antes mesmo de comprar um carro elétrico ou híbrido plug-in

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Como instalar um carregador para carro elétrico em casa ou prédio, e os custos?
Como instalar um carregador para carro elétrico em casa ou prédio, e os custos? Foto: Divulgação/BMW

Com o crescimento cada vez maior dos carros elétricos e híbridos plug-in no Brasil, mais pessoas precisam entender o que é necessário para instalar um carregador residencial adequado. Por isso é importante verificar a estrutura elétrica do condomínio ou prédio antes de fazer a compra, já que muitos ainda não permitem o uso dos carregadores, os chamados wallboxes

Com a popularidade dos veículos elétricos aumentando, instalar um wallbox em casa está se tornando uma necessidade para muitos motoristas. O wallbox é um carregador fixado na parede que fornece uma recarga para o carro, quando, por exemplo, o motorista chega em casa após o trabalho e coloca o carregador no plug do carro e no dia seguinte terá uma carga completa.

Esses carregadores variam em potência entre 7 e 22 kW e são chamados de corrente alternada (AC) e podem custar entre R$ 3.500 e R$ 8.000, dependendo da marca do veículo. Muitas montadoras oferecem o wallbox para o comprador junto com a compra do modelo, apenas o proprietário precisando pagar a mão de obra. 

Como instalar em casas? 

Para casas, o processo de instalação tende a ser mais direto. Um eletrotécnico ou engenheiro eletricista deve avaliar a entrada de energia da residência para garantir que a estrutura suporte o carregador. Há uma norma que deve ser seguida, chamada de ABNT 1719, que define as proteções necessárias e a distância adequada para o dimensionamento do circuito, como relatado pela Quatro Rodas. 

Essa avaliação geralmente é gratuita e inclui a checagem de itens como o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) e o Dispositivo Residual (DR), primordiais para proteger a fiação.

Em casas mais antigas, pode ser necessário atualizar o quadro de luz com equipamentos mais modernos e cabos de maior bitola, além de instalar dispositivos de proteção. Para quem se preocupa com o consumo, o wallbox utiliza uma potência semelhante a de um chuveiro elétrico de 220 V, porém, claro, um carro demorará bem mais do que um banho. 

Isso significa que, enquanto um banho consome energia por alguns minutos, a recarga completa de um carro elétrico pode levar até seis horas.

Carregadores em condomínios e prédios

Para quem mora em condomínio, a situação é mais complexa. Muitos prédios não têm estrutura elétrica preparada para recarregar veículos elétricos, e um projeto de instalação pode custar entre R$ 15.000 e R$ 20.000. Esse investimento é geralmente arcado pelo condomínio e precisa ser aprovado em assembleia, já que demanda o estudo da capacidade elétrica do edifício e possíveis ajustes.

Por isso é comum ver diversos prédios e condomínios não permitirem a recarga de carros. E é aí que muitas pessoas podem bater a cabeça por ter comprado um carro elétrico e só depois ver que o prédio ou condomínio não permite a recarga. Ou seja, fique atento nisso.  

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Como instalar um carregador para carro elétrico em casa ou prédio, e os custos? Foto: Divulgação

Outro ponto importante são as regras de segurança, principalmente em São Paulo, onde o Corpo de Bombeiros está em consulta pública de 30 dias para criar normas específicas para carregadores de veículos elétricos. Se aprovadas, essas regras podem incluir a necessidade de paredes corta-fogo, sistemas de aspersão de água e vigilância contínua nas áreas de recarga. 

Desta forma, essas exigências poderão impactar diretamente no custo e na viabilidade das instalações de wallbox em condomínios.

Quanto custa para instalar um wallbox? 

O custo para instalar um wallbox em uma vaga de condomínio varia, dependendo da distância entre o carregador e o quadro de energia principal. Em média, um wallbox de 7kW o valor gira entre R$ 120 por metro de instalação, incluindo cabos, eletrodutos e mão de obra. 

Em condomínios, esse custo pode ser multiplicado pelo número de vagas. Por exemplo, uma infraestrutura elétrica de 30 metros pode demandar R$ 8.299 do bolso.