x
UAI
SEGURANÇA

Recall: como saber se o carro precisa de reparo? Veja passo a passo

Realizar o recall é importante para a segurança e evita possíveis problemas no momento do licenciamento

Publicidade
A manutenção por recall é gratuita e obrigatória
A manutenção por recall é gratuita e obrigatória Foto: Internet / Reprodução

Apenas nas últimas duas semanas, a Stellatis e a Honda fizeram convocações de recalls para modelos de suas respectivas marcas. Em meio aos chamados, muitos motoristas passaram a se perguntar: como saber se meu carro precisa de reparo? Para ajudar os leitores, o Vrum mostra onde procurar e o que fazer nessas situações. 

Chamados das montadoras

As fabricantes dos carros costumam avisar os clientes sobre defeitos encontrados através de comunicados. Antigamente, os recalls eram amplamente divulgados, com anúncios sendo exibidos em canais de televisão. Hoje em dia, porém, as convocações são mais discretas. Ainda assim, vale jogar o modelo e o ano de seu carro no Google. 

Site da fabricante

Para ter certeza de que seu carro está em alguma lista de recall, basta entrar no site da montadora. Atualmente, todas as fabricantes tem uma aba específica para realizar a pesquisa. Assim, o motorista pode digitar no campo o número do chassi de seu veículo, que pode ser encontrado no documento do carro. 

Senatran

Por fim, o condutor também pode fazer a pesquisa no site da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Caso faça esta opção, basta clicar no link e inserir as informações do carro (placa ou chassi) para saber se o seu carro precisa de ajustes. 

O que fazer?

Se o seu carro está presente em alguma lista de recall, é necessário ligar para a montadora e agendar uma visita ao centro mecânico. Normalmente, o agendamento é feito com antecedência através do WhatsApp e outros canais de comunicação. O serviço é gratuito e costuma levar poucas horas para ser realizado.

Por que fazer o recall?

Primeiramente, o recall é necessário por questões de segurança. Por exemplo, em sua última convocação, a Honda informou que os proprietários dos carros poderiam sofrer acidentes fatais em decorrência de um erro grave encontrado no Civic Advanced híbrido. 

Além disso, os Detrans podem e devem barrar o licenciamento dos automóveis com recalls pendentes. A aplicação desta regra, entretanto, varia de acordo com o Detran. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!