As montadoras chinesas estão cada vez mais surpreendendo o mercado com os avanços dos veículos elétricos e híbridos plug-in (PHEV), principalmente pela autonomia que esses modelos oferecem. Prova disso foi o feito com o Roewe D7 DMH, um sedã PHEV que, com uma única carga e tanque de combustível, percorreu mais de 2.200 km – uma distância equivalente a uma viagem de São Paulo (SP) até Sergipe (SE).
O Roewe D7 DMH completou o percurso de 2.208 km em quatro dias na China, enfrentando diversas condições de estrada e clima. Partindo de Lanzhou, o veículo passou por cidades como Zhangye, Jiuquan, Turpan e Urumqi e alcançou altitudes de até 1.600 metros e temperaturas negativas, de -8ºC.
O carro passou por terrenos variados, incluindo asfalto molhado, neve, terra e até areia do deserto de Gobi. No Brasil, uma viagem similar percorreria São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e chegaria até Sergipe.
O sedã possui um motor a combustão de 1.5 aspirado que produz 110 cv, em conjunto com um motor elétrico, que juntos geram 201 cv e 33,6 kgfm de torque. A bateria possui 21,4 kWh, o que permite o veículo rodar até 125 km apenas no modo elétrico.
A montadora disse que essa configuração híbrida plug-in permite ao carro uma autonomia oficial de 1.400 km no ciclo CLTC, utilizado na China, mas o veículo superou essa marca com folga em cerca de 800 km.
Em termos de distâncias no Brasil, a autonomia de 2.200 km permitiria viagens como do Rio de Janeiro a Salvador ou de Porto Alegre até Brasília sem recargas.
Porém, claro, é sempre bom lembrar que o ciclo de testes é bem diferente do utilizado no Brasil com o Inmetro, que é bem mais rígido e tende a dar números de autonomia inferiores aos do ciclo CLTC, mas, ainda assim, essa autonomia impressiona.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!