Fernando Alonso é um dos nomes mais importantes da Fórmula 1 desde a virada do milênio. Aos 40 anos de idade, o bi-campeão mundial é conhecido por sua habilidade e velocidade nas pistas, bem como pela personalidade forte. Sonhando com o tricampeonato mundial desde 2007, já defendeu Renault (e Alpine), Ferrari e McLaren, mas hoje representa a Aston Martin.
Confira alguns dos carros da garagem do espanhol número 14 da Aston Martin:
Ferrari Enzo
A coleção particular de Alonso já teve uma raríssima Ferrari Enzo. De apenas 400 unidades produzidas, o modelo do piloto da Ferrari entre 2010 e 2014, era o primeiro chassi de produção da Enzo. Com 4.800 km rodados, o modelo foi leiloado em julho do ano passado por 5,4 milhões de Euros, cerca de R$ 33,6 mi na cotação atual.
McLaren Elva
Por questões contratuais, Alonso nunca foi visto dirigindo o esportivo da McLaren, mas o colocou à venda em um leilão no ano passado. A disputa aconteceu na véspera do Grande Prêmio de Abu Dhabi e o preço mínimo era de 2,5 milhões de dólares (R$ 6,8 mi).
De apenas 149 unidades produzidas, a de Alonso é a 114 e conta com apenas 5 km rodados. O McLaren Elva é um esportivo de apenas dois lugares, sem teto ou parabrisa, o que demanda o uso de capacete. O modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e tem velocidade máxima de 326 km/h.
Aston Martin Valiant
Ter um Aston Martin não é para qualquer um, isso é fato. Agora participar do desenvolvimento de um? É ainda mais restrito, e Alonso conseguiu este feito. O piloto participou da criação do Aston Martin Valiant, versão ainda mais agressiva do Valour.
O esportivo conta com motor V12, 745 cv de potência, transmissão manual de seis marchas e redução de peso. De uso exclusivo em pistas, a Aston Martin afirma que o Valiant nasceu de um pedido especial de Alonso ao configurar uma unidade do Valour. Apenas 38 carros serão produzidos, sendo que um deles já é de Alonso.
Aston Martin Valkyrie
A mais recente compra do espanhol foi um Aston Martin Valkyrie, um supercarro híbrido de 1.176 cv de potência e projetado por Adrian Newey, responsável pelos carros da Red Bull Racing entre 2006 e 2004, entre outros.
Equipado com motor V12 e um elétrico, o esportivo tem apenas dois lugares e alcança os 100 km/h em 2,6 segundos. O modelo é criado para as pistas, mas pode ser usado nas ruas. Ao dirigir o veículo, seus passageiros precisam utilizar fones de ouvido por conta do alto som do motor.
A partir de 2025, o modelo terá uma versão de competição, o Valkyrie LMH irá disputar os principais campeonatos de longa duração do mundo, chegando até às 24 horas de Le Mans, prova que Alonso já venceu a bordo de um Toyota.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!