O Chevrolet Tracker é um dos carros prediletos do brasileiro. Neste ano, o modelo da GM ocupa a segunda posição entre os SUVs mais vendidos do Brasil, atrás apenas Volkswagen T-Cross. Em 2022, o veículo fechou na liderança do segmento, com mais de 70 mil emplacamentos. Fora o preço competitivo, o Tracker atrai os consumidores com uma boa lista de equipamentos de série, além de um porta-malas de espaço razoável (393 litros).
Apesar de seus pontos positivos, o principal SUV da Chevrolet também acumula diversas críticas. Em uma pesquisa pelo Reclame Aqui, por exemplo, diversos proprietários do Tracker alegam problemas de fábrica. Alguns defeitos são recorrentes e se apresentam em modelos novos ou seminovos. Abaixo, o Vrum seleciona as principais queixas.
Bateria
Um dos problemas mais recorrentes do Tracker têm relação com a bateria. Mesmo com pouco tempo de uso, o modelo vem apresentando algumas falhas, segundo os proprietários. O mineiro Carlos, de Alfenas, fez um relato sobre o modelo comprado 0 km em 2023. "Tenho o carro há 1 ano e 6 meses... Porém, com 1 ano e 3 meses, o carro veio apresentando problemas de bateria. Um dia, ela descarregou e tive que pedir guincho para levar à concessionária. O mecânico da Chevrolet afirmou que era um problema na bateria com descarregamento e que teria que trocar", comentou.
"Eu pedi um laudo, e o mecânico me pediu um dia de teste. Quando me entregou o carro, afirmou que o carro estava ok. Mas, nos últimos 3 meses, o carro veio apresentando problema com descarregamento de bateria (a partida apresenta falhas). Acho o carro novo e a bateria do carro é muito cara para durar tão pouco", acrescentou. O mesmo defeito foi relatado por outros proprietários do Tracker. Um deles é morador de Maceió-AL, enquanto o outro é de Goiânia-GO. Ambos alegaram que o carro estava na garantia, com baterias novas.
Pane elétrica
Outro defeito grave relatado por motoristas do Tracker é a pane elétrica. Segundo os consumidores, o problema enrijece a assistência da direção elétrica e até chega a reduzir a potência do veículo durante as viagens. "Comprei um Chevrolet Tracker e, após 18 meses de uso, o veículo travou (sic) e acusou no painel 'Falha no Stabilitrak'", disse Paulo, de Itabuna-BA.
"O veículo foi levado para a concessionária, onde fui informado que ocorreu uma falha no programa computacional. Isso impede que o carro se comporte como pretendido. Passaram um equipamento para ajustar e o carro voltou a funcionar, mas essa falha pode voltar a ocorrer. Qual a segurança de um veículo que a qualquer momento seu sistema computacional pode falhar? Inclusive é uma questão que tem grande chance de pode causar acidentes porque trava o volante em alguns casos ou o carro para de funcionar", prosseguiu.
Ar-condicionado
Os novos SUVs também vem apresentando problemas no ar-condicionado. Na pesquisa feita pelo Vrum, ao menos três proprietários do veículo da GM reclamaram do defeito. "O Ar condicionado parou, estou em férias sem conseguir utilizar o veículo por falta de material na autorizada. Levei o veículo dia 09/10 na autorizada Mangabeiras veículos, em Maceió- AL. Identificaram o problema que precisaria substituir a bomba d'água e bobina, dando o prazo de 10 dias para a chegada do material para realizar o serviço. Hoje, 12 dias depois, passaram novo prazo. É um absurdo você adquirir um veículo top de linha da marca e ter essas surpresas", reclamou um deles, dono do Tracker Premier 2022.
Já um morador de Juazeiro-BA, por sua vez, afirmou que o ar-condicionado do modelo "não dá conta" de grandes temperaturas. "Moro na Bahia e comprei uma Tracker em maio, mês que começa a diminuir a temperatura. Não observei a má qualidade do ar-condicionado. Ao chegar o mês de setembro, com o aumento da temperatura, percebi o erro que tinha cometido. O Tracker não consegue tornar a temperatura confortável", comentou.
Freio
Ao menos dois consumidores do Tracker também relataram problemas nos freios. "Meu carro está chegando aos 60 mil km rodados e ainda na garantia até abril 2025. Porém, ao acionar a garantia da Chevrolet sobre um problema que estou percebendo os freios, me deparo com a atendente me dizendo que deveria pagar 700 reais pelo atendimento, o que é um absurdo, pois pra que serve a garantia e as revisões que realizo?", disse um deles, que mora em Vila Velha-ES.
Câmbio automático
Ppor fim, proprietários do Tracker lançado em 2020 ainda se queixam de defeitos no câmbio automático. "O meu carro não está reconhecendo a função P na hora de desligar o carro e posicionar o câmbio da marcha na posição P. Tentando buscar algo sobre isso, li vários relatos do mesmo defeito no carro no mesmo ano que o meu, ou seja, isso é um defeito oculto da marca", exclamou um motorista de Cruz das Almas-BA.
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