O Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 está marcado para acontecer neste domingo (3), no histórico Autódromo de Interlagos. Mais uma vez, os melhores pilotos do mundo estarão no Brasil para competir em uma das últimas provas da temporada - o campeonato ainda está indefinido. Na esteira do evento, é comum os apaixonados por velocidade se perguntarem: qual é o impacto da principal categoria do automobilismo nos carros de rua?
Engana-se quem pensa que a Fórmula 1 conseguiu levar suas tecnologias apenas para carros esportivos, aqueles extremamente luxuosos e fora da realidade da maioria da população. Ao longo da história do campeonato, criado em 1950, a F-1 contribuiu com diversos avanços para os veículos de passeio. Abaixo, o Vrum separou 5 tecnologias que surgiram na competição.
- Freios a disco: esse sistema se tornou padrão nos carros de rua na década de 1970, mas surgiu na F-1 nos anos 1950, com a intenção de suportas as altas velocidades e temperaturas causadas por frenagens bruscas.
- Controle de tração: implementado pela Ferrari na década de 1990, o sistema é extremamente útil em superfícies escorregadias e é encontrado em diferentes carros populares.
- Transmissões automáticas: até o final dos anos 1980, os carros da Fórmula 1 possuíam transmissão manual. A Ferrari, então, decidiu adotar o modelo de transmissão automática, com a ideia do piloto não tirar as mãos do volante durante as corridas. O modelo funcionou, passou a ser implementado por todas as equipes e chegou às ruas.
- Motor híbrido: em 2009, os motores híbridos se tornaram a grande novidade na F-1. Cerca de uma década depois, diversas montadoras passaram a vender carros híbridos no Brasil.
- Pneus de alta performance: a Fórmula 1 também foi capaz de levar para as ruas os pneus de alta performance. O pneu radial, construído com malha de aço, por exemplo, foi desenvolvido na categoria. O mesmo ocorreu com a inserção de ranhuras nos pneus para auxílio de aderência com o piso.
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