O Fiat Grande Panda, apresentado recentemente na Europa e conhecido por sua familiaridade com a última geração do Uno, foi flagrado no Brasil. Nesta quarta-feira (30), um seguidor do influenciador João Anacleto mostrou imagens do modelo estacionado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
No flagra, ao menos duas unidades do Fiat Grande Panda foram avistadas. Elas devem ser levadas para o centro de desenvolvimento da Fiat, provavelmente em Betim, no estado de Minas Gerais. A expectativa é de que o modelo seja a nova geração do Argo no Brasil, dando origem ainda aos novos Pulse e Fastback.
O modelo italiano será baseado na plataforma Smart Car que é utilizada no Citroën C3. Seu desenho lembra bastante a forma quadrada do Panda original lançado nos anos 1980. As dimensões foram revisadas para fazer valer no nome ‘Grande’, permitindo uma carroceria de cinco portas (contando o porta-malas), distribuídas em um comprimento de pouco menos de quatro metros. Confira as dimensões:
- Comprimento: 3,99m
- Largura: 1,76m
- Altura: 1,57m
- Porta-malas: 361 litros
Os faróis do Fiat Grande Panda são baseados nos quadrados apresentados na primeira geração, mas com desenho de pixels na parte superior, sendo que a peça ainda é camuflada na textura da faixa preta que percorre a dianteira. Os faróis principais estão escondidos na parte inferior da mesma faixa. O logotipo da Fiat está posicionado em uma aba que esconde, em sua versão elétrica, um cabo de carregamento integrado.
Em suas laterais, o Fiat Grande Panda traz molduras na parte inferior da porta com o nome do modelo. Na parte traseira, a referência aos anos 1980 voltam nas lanternas pequenas e verticais. A peça é caracterizada por capas transparentes e tem forma tridimensional definida pelo contorno do ombro. As rodas do modelo são de 17 polegadas, enquanto sua distância em relação ao solo, maior do que em outros hatchbacks, dá o tom de crossover. Na tampa do porta-malas ainda há o nome da montadora em baixo relevo, enquanto na parte inferior à direita está o nome ‘Grande Panda’.
Já quanto à motorização, a versão totalmente elétrico do modelo usa uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 44kWh, alimentando um motor de 83kW, equivalente a 113cv. A autonomia, no ciclo WLTP, é de 320 quilômetros, e a especificação do carregamento ainda não foi divulgada.
A motorização a gasolina europeia ainda não foi revelada, mas, caso venha ao Brasil, o modelo pode ser equipado, nas versões de entrada, com motor 1.0 Firefly com até 75cv de potência e 10,7kgfm de torque. As configurações mais caras podem trazer o 1.0 turbo (T200) com até 130cv e 20,7kgfm.