x
UAI
Novidade!

Mitsubishi terá dois SUVs de origem Renault em 2025

Parceria trará ao mercado um modelo híbrido e um elétrico, ampliando a presença da montadora japonesa

Publicidade
Veículo será lançado no segundo semestre na Europa
Veículo será lançado no segundo semestre na Europa Foto: Renault/Divulgação

Mitsubishi e Renault se unem mais uma vez para fortalecer sua presença no mercado europeu. Em 2025, dois novos SUVs baseados nos modelos Renault Symbioz e Scenic E-Tech chegarão ao velho continente, sendo um híbrido e o segundo totalmente elétrico. Essa expansão é estratégica para a montadora japonesa, que visa atender às demandas por veículos mais eficientes e ambientalmente responsáveis na região.

O lançamento dos SUVs Mitsubishi baseados na tecnologia da Renault é parte de uma estratégia para aumentar a competitividade da marca no mercado europeu. O primeiro dos SUVs será uma versão do Renault Symbioz, incluindo opções de motorização híbrida e a combustão, e desenvolvido na plataforma CMF-B, oferecendo economia e versatilidade.

Renault Symbioz branco isto com detalhes da lateral e dianteira em chão preto e fundo azul.
Renault Symbioz Foto: Renault/Divulgação

Já o segundo SUV, derivado do Scenic E-Tech, será o primeiro elétrico puro da Mitsubishi desde o i-MiEV. Ele terá baterias de 60 e 87 kWh, alcançando até 215 cv de potência e priorizando eficiência energética.

Ambos os modelos serão equipados com o conjunto de tecnologia ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista), um sistema de entretenimento integrado com Google, e estarão posicionados entre os atuais ASX e Outlander da marca. As versões híbrida e elétrica fazem parte do esforço conjunto da Mitsubishi e da Renault para atender à crescente demanda por veículos sustentáveis, especialmente em um mercado europeu cada vez mais rigoroso quanto a emissões de carbono.

Renault Scénic 2024 de frente estacionado
Renault Scénic passou a ser SUV grande e não mais minivan Foto: Pela primeira vez, modelo exibe uma carroceria do tipo SUV, em vez da monovolume

Por que a Mitsubishi usa os carros da Renault?

Desde março de 2023, devido à aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a marca dos três diamantes passou a vender versões de carros da Renault “rebatizados” na Europa.

O movimento teve início com o ASX, que agora é baseado no Renault Captur, e depois foi a vez do Colt ser lançado, mas usando a base do Renault Clio.

Por enquanto, essa estratégia é usada somente na Europa, com a linha asiática da Mitsubishi sendo desenvolvida especificamente para este mercado, que possui necessidades e gostos diferentes dos europeus. No Brasil, deveremos seguir com a linha totalmente desenvolvida pela Mitsubishi, que atualmente tem Pajero Sport, L200 Triton e Eclipse Cross.