A BYD prometeu, no ano passado, começar a produção de carros no Brasil ainda em 2024, na fábrica localizada na cidade de Camaçari, na Bahia. Após uma série de atrasos, o prazo foi esticado para o primeiro semestre de 2025. Porém, por questões burocráticas, a montadora chinesa pode ter que adiar o início de sua operação no território brasileiro mais uma vez.
Segundo o vice-presidente sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, as máquinas para a produção dos veículos elétricos e híbridos estão paradas no Porto de Salvador há dois meses. Os equipamentos estão travados devido a um pedido de exceção tarifária. A montadora chinesa entende que os equipamentos devem ter isenção de imposto. Contudo, como há fabricação local equivalente, as máquinas da BYD não se enquadram no processo de incentivo fiscal do governo.
"Desde maio, a gente aguarda com o pedido que foi feito à Câmara de Comércio Exterior para que a gente pudesse ter então regime ex-tarifário", disse o vice-presidente sênior da BYD no Brasil, em entrevista à agência Reuters. O Executivo conta, ainda, que o governo solicitou, em julho, mais informações sobre as máquinas da BYD.
A montadora chinesa, assim, aguarda a deliberação do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) sobre a reconsideração do pedido de isenção tarifária. Com a indefinição, Baldy preferiu não dar um novo prazo para o início da operação da BYD no país. A estimativa, porém, é de pelo menos mais 60 dias de atraso.
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