A empresa brasileira Embraer é conhecida pelos jatos comerciais, mas está buscando diversificar seus negócios. A principal aposta para o futuro da empresa atualmente é um eVtol, uma espécie de “carro voador” de propulsão 100% elétrica, que promete revolucionar a mobilidade elétrica e aérea.
A Eve Air Mobility, braço da Embraer responsável pelo desenvolvimento dos eVtols, conseguiu o empréstimo de 50 milhões de dólares (R$ 258 mi) com o Citibank para continuar com o desenvolvimento dos veículos.
Recentemente, a Eve recebeu o empréstimo de 500 milhões de reais do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) para a construção da fábrica dos eVtols em Taubaté (SP), que terá capacidade para 480 aeronaves por ano. Em 2022, o projeto teve acesso a uma linha de crédito de R$ 490 milhões pelo BNDES.
Os vtols são veículos de decolagem e pouso vertical (Vertical Takeoff and Landing), e não são novidades no mundo das aeronaves. Entretanto, o uso “civil” desses veículos e a propulsão elétrica são as principais inovações.
Apesar de ainda não estar em funcionamento e um protótipo funcional não ter sido apresentado, a Embraer segue ampliando a lista de parceiros de operação e de interessados no eVtol da Eve. A empresa afirma que possui quase 3 mil clientes interessados em adquirir as aeronaves.
As primeiras unidades devem começar a ser entregues entre o fim de 2025 e início de 2026. A UrbanX, uma das principais interessadas no eVtol tem um acordo para a compra de 200 unidades e fará o serviço de transporte de passageiros em Miami e no sul da Flórida.
Ainda não há muitos detalhes sobre o eVtol da Eve, apenas que será elétrico, com baixo nível de emissões e de ruídos e terá alcance relativamente curto.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!