Presente no país desde 1976, a Fiat comemora 48 anos da sua fábrica instalada em Betim, Minas Gerais. Nela, a primeira missão da montadora italiana foi produzir o Fiat 147, originalmente movido à gasolina e que passou a ser abastecido também com etanol anos depois. Segundo a fabricante, o polo industrial tem capacidade produtiva de 800 mil veículos por ano, resultado de anos de trabalho e investimento.
A fábrica é dividida em seis setores que participam do processo de produção dos veículos. Seguindo a ordem, existe a unidade de prensas, onde o aço é transformado em peças para o automóvel, seguida da funilaria que fica responsável pela montagem da carroceria, passando para o setor de pintura para certificar a qualidade e estética do veículo.
Logo após, na parte de montagem final, o auto recebe um último cuidado para encorpar a parte externa e interna como bancos, vidros, luzes e outros componentes para ser testado na pista própria da fábrica, onde todos os carros passam pelo trajeto de 4km de extensão e com um limite de velocidade de 110 km/h. A última etapa do processo acontece no complexo ambiental que conta com uma estação de tratamento de efluentes e uma ilha ecológica.
O gigantesco polo industrial ainda gera trabalho para cerca de 16 mil pessoas em diferentes áreas. Uma parte desses colaboradores atua na construção dos motores conhecidos da Fiat como: Fire, Firefly e GSE Turbo, sendo o número um em tamanho de produção de conjuntos motrizes da América Latina. O complexo mineiro também possui um centro de desenvolvimento, responsável por diversas tecnologias como as plataformas híbridas e os motores turbo da Stellantis, se destacando no cenário da região.
A Stellantis, controladora da Fiat, confirmou em maio deste ano o aporte financeiro de R$ 14 bilhões, destinados para a introdução de veículos híbridos e uma nova plataforma na fábrica. O complexo industrial produz modelos da Fiat com exceções da Ram 700, modelo de exportação da Strada, e o Peugeot Partner Rapid. A exceção é a Toro, que é produzida no Polo Automotivo da Stellantis em Goiana (PE).
Além disso, o CEO da Stellantis na América do Sul, Emanuelle Cappellano, confirmou que modelos de carros híbridos serão produzidos no polo ainda em 2024. Essa velocidade ocorre devido ao investimento de R$ 454 milhões e uma tecnologia importada da Europa, aumentando a produção de motores em 1 milhão por ano.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!