Os fãs brasileiros de Fórmula 1 estão com saudades de torcer por um piloto do país, já que a última aparição, como titular de uma equipe, de um conterrâneo foi Felipe Massa pela Williams, na temporada de 2017. Contudo, o Brasil nunca parou de produzir novos talentos e nas categorias inferiores da competição, alguns já ganharam bastante destaque chamando a atenção do próprio tricampeão mundial, Max Verstappen.
O Vrum separou uma lista dos principais candidatos a um lugar no grid da maior competição de automobilismo do mundo nas próximas temporadas, veja abaixo.
Gabriel Bortoleto
O jovem piloto de 20 anos de idade já possui um título de campeão da Fórmula 3 quando a conquistou no ano passado e está na liderança da Fórmula 2 com 4 pontos à frente do segundo colocado. Ele faz parte da equipe de desenvolvimento de jovens pilotos da McLaren, mas, segundo apuração do Grande Prêmio, Bortoleto pode estar arrumando a mala para fechar um acordo com Sauber e Audi para a disputa da F1 nos próximos anos.
Caso essa negociação se confirme, ele será o 33º piloto brasileiro a participar do campeonato mundial e terá o alemão, Nico Hülkenberg, como seu companheiro de equipe na Sauber. Em coletiva na última quinta-feira (31), em Interlagos, Max Verstappen foi bastante incisivo quando perguntado sobre a possibilidade de ver o brasileiro na disputa do ano que vem e o mesmo afirmou: “Eu já o teria contratado.”
Enzo Fittipaldi
Neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi e irmão mais novo de Pietro Fittipaldi, “tubarãozinho”, como é apelidado pelos fãs, está com 23 anos de idade e também está na disputa da F2 deste ano, defendendo a Carlin e está ocupando a 13ª posição com 61 pontos no campeonato de pilotos. Enzo também já conquistou um título importante na carreira ao levar o troféu da Fórmula 4 Italiana, em 2018, e faz parte da academia de desenvolvimento da Red Bull atualmente.
Felipe Drugovich
Natural de Maringá, no Paraná, Drugovich é mais um jovem piloto que gosta de colecionar troféus em sua estante. Em 2022, ele ergueu o título de campeão da F2 trazendo bastante destaque internacionalmente, o que o fez chegar ao posto de piloto reserva da Aston Martin na F1.
O piloto brasileiro está com expectativas de correr em Interlagos neste ano, devido ao mal-estar de Fernando Alonso, titular da Aston Martin. Felipe comentou na coletiva do Grande Prêmio de São Paulo sobre a ansiedade de disputar uma corrida em casa: “Normalmente sou um cara muito calmo, mas me deixa muito ansioso, sim, não é uma coisa normal para mim.”
Caio Collet
Ver essa foto no Instagram
Atual 3º colocado na tabela de pilotos da Indy NXT, Caio também participou da F3 nas temporadas de 2021 e 2023 quando terminou os campeonatos em 9º em ambas disputas. Ele ainda terá uma longa carreira pela frente, já que possui apenas 22 anos de idade.
Rafael Câmara
Ver essa foto no Instagram
Mais um talento brasileiro de destaque, Câmara é integrante da base de jovens da Ferrari. Com apenas 19 anos de idade, ele conquistou, no último final de semana, o título antecipado da Fórmula 3 Regional Europeia. O piloto declarou em entrevista após a conquista que estava muito feliz pelo título e agradeceu a toda equipe.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas