Apesar da adoção da placa mercosul, o crime de clonagem de placas continua acontecendo no Brasil. E só é descoberto que sua placa foi clonada quando chega uma notificação de penalidade em um lugar que você nunca passou. Geralmente as placas são usadas em carros do mesmo modelo, ano e cor que o original, portanto fica mais difícil para as autoridades de identificar.
O que é a clonagem de placas?
É quando criminosos falsificam um veículo para parecer idêntico ao original. Isso ocorre para que o veiculo falso possa ser vendido ou usado de forma ilegal. A clonagem em si pode ser não só de placas, como pode envolver falsificação de documentos de registro e até mesmo, números do chassi.
Como saber se sua placa foi clonada?
Caso esteja recebendo notificação de infrações ocorridas em locais diferentes do seu trajeto habitual, é bem provável que sua placa tenha sido clonada. Também é importante reparar se a pontos lançados em sua CNH, ou na habilitação de quem o carro está no nome. Se tiver dúvidas se o carro que cometeu a infração é mesmo o seu ou não, basta reparar na foto, às vezes o veículo multado terá um detalhe que o seu carro não tem.
O que fazer se a minha placa foi clonada?
O que você deve fazer após descobrir que sua placa foi clonada, é ir até uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência. É importante que leve todos os seus documentos (RG, CPF, CNH) e os do seu carro (CRV, o laudo de vistoria do veículo, CRLV). Também é importante levar as multas que te fizeram suspeitar de uma possível clonagem.
Após registrar o BO, você deve solicitar uma nova vistoria pelo Detran, e solicitar a troca de placa, que acarretará na emissão de novos documentos, sendo eles o CRV e o CRLV. Você também pode entrar com um pedido no Detran, para que as multas sejam retiradas de seu nome.
Como prevenir a clonagem de placas?
Evitar que as placas sejam clonadas é muito difícil, já que os carros ficam expostos na rua. Entretanto, como os criminosos gostam de localizar os carros pelas redes sociais ou sites de venda, é importante sempre cobrir a placa de alguma forma, para que não desperte o interesse para cima de seu veículo. O ideal é editar a imagem para que a placa fique borrada, ou tampa-la com um pano, para que dessa forma seu carro não seja alvo desse crime.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!