Os motociclistas sempre ouviram que a cada 1.000 km rodados deve ser feita a troca do óleo da moto, mas será que isso é verdade? Com o avanço da tecnologia de montagem e do próprio fluido, cada modelo tem o seu período para realizar esse procedimento.
De acordo com o site da Honda, todos os modelos fabricados pela montadora devem fazer a troca do óleo assim que chegar nos primeiros 1.000 km. Já nas próximas trocas, deve-se consultar o Manual do Proprietário da moto em questão. Por exemplo, uma Honda CG 160, após a primeira troca, pode rodar mais 6.000 km antes de fazer uma segunda substituição do fluido.
O óleo mais indicado para a sua moto, será sempre o recomendado pelo fabricante, devido às particularidades de cada montagem. E fica aqui o alerta para jamais usar óleo de carro em moto, mesmo que encontre uma promoção, isso poderá danificar o funcionamento do veículo. Consulte sempre o Manual do Proprietário da moto para verificar o óleo correto.
É importante ressaltar que em toda troca de óleo, o filtro também deve ser trocado.
Qual é a importância da troca de óleo?
A recomendação por parte das montadoras é sempre estar atento ao Manual do Proprietário, como informado anteriormente, para que seja possível prolongar a vida útil do veículo. Outra dica importante sobre o tema é verificar, de tempos em tempos, o nível e utilizar um óleo de confiança.
Para casos em que o condutor faça o uso da motocicleta de forma intensa, é necessário levá-la a uma concessionária ou oficina antes do período estipulado no manual. Da mesma forma que um proprietário de um campo de futebol precisa fazer ajustes no gramado, assim prolongando o seu uso, os donos de moto também devem estar atentos aos sinais diferentes que o veículo indicar.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!