x
UAI
Brasil na F1!

Bortoleto, Massa e mais: Sauber tem histórico com pilotos brasileiros

Com anos difíceis na Fórmula 1, passado da Sauber é de muito sucesso e primeira oportunidade para diversos pilotos brasileiros

Publicidade
Bortoleto comemorando a vitória na corrida de Monza da Fórmula 2
Bortoleto comemorando a vitória na corrida de Monza da Fórmula 2 Foto: Reprodução/Instagram

A escuderia suíça Sauber anunciou a contratação do jovem piloto Gabriel Bortoleto, de 20 anos de idade, para a disputa da Fórmula 1 na temporada de 2025 em diante. O brasileiro chega à equipe com um currículo de grandes conquistas nas divisões destinadas aos jovens da F1.

A equipe começou a sua trajetória na Fórmula 1 nos anos 1990 e lá se vão 31 anos de história. Muitos nomes famosos já passaram pela Sauber, como J. J. Lehto, Kimi Raikkonen, Jacques Villeneuve, Kamui Kobayashi, Sergio Perez, Nico Hülkenberg e o atual piloto da Ferrari, Charles Leclerc.

A corrida de estreia da escuderia foi no Grande Prêmio da África do Sul de 1993, onde o finlandês Lehto conseguiu uma 7ª colocação que impressionou muitos na época. Nesta primeira temporada, a Sauber utilizou o motor da Ilmor e depois foi aprimorando para marcas mais conhecidas como Mercedes, Ford e Ferrari.

No meio desses anos de história dentro do maior campeonato de automobilismo mundial, alguns brasileiros marcaram época na escuderia. Ao todo, foram 4 conterrâneos que passaram pela equipe titular ou reserva. Veja abaixo:

Pedro Paulo Diniz

O ex-piloto entrou na Fórmula 1 em 1995 e competiu pela Sauber nas temporadas de 1999 e 2000 quando terminou em 14º e 18º no campeonato de pilotos, respectivamente. Suas melhores colocações foram nos Grandes Prêmios do Canadá, Grã-Bretanha e Áustria, quando chegou em 6º lugar em todos. Atualmente, ele investe na produção agrícola orgânica em Itirapina, no interior de São Paulo.

Enrique Bernoldi

O brasileiro fez parte da equipe reserva da escuderia suíça na temporada de 2000 e disputou posição na equipe principal com Kimi Raikkonen por um lugar em 2001. Bernoldi até garantiu um lugar no grid daquele ano, mas na equipe da Arrows, estreando no Grande Prêmio da Austrália de 2001. O ex-piloto permaneceu na Fórmula 1 por duas temporadas fazendo a sua corrida de despedida no GP da Alemanha de 2002.

Felipe Massa

O atual piloto da Stock Car Brasil, Felipe Massa estreou na competição pela Sauber em 2002, mas fez parte da equipe reserva em 2001. Ele defendeu a escuderia suíça por três temporadas e foi o brasileiro que ficou mais tempo por lá. As melhores colocações dele foram dois 4º lugares no GP da Bélgica de 2004 e no GP do Canadá de 2005. Massa ainda chegou a ser vice-campeão mundial em 2008 pela Ferrari, colocação a qual o brasileiro ainda está disputando judicialmente por suspeitas no GP de Singapura daquele ano.

Felipe Nasr

O mais recente dos brasileiros, ficou na equipe durante dois anos ao disputar as temporadas de 2015 e 2016. Sua melhor colocação foi na sua estreia no Grande Prêmio da Austrália de 2015, onde conseguiu terminar a corrida em 5º lugar. Atualmente, o brasileiro é piloto de fábrica da Porsche e compete no IMSA SportsCar Championship, onde foi vencedor do campeonato de 2024 e nas 24 Horas de Le Mans. 

A próxima aposta: Gabriel Bortoleto

Bortoleto ao lado de Mattia Binotto, chefe de equipe da Sauber e responsável pela transição entre Sauber e Audi
Bortoleto ao lado de Mattia Binotto, chefe de equipe da Sauber e responsável pela transição entre Sauber e Audi Foto: Divulgação/Sauber/StakeF1Team

Agora, o Brasil volta ao grid da Fórmula 1 com Gabriel Bortoleto ao lado de Nico Hülkenberg para disputar a temporada de 2025. Os fãs brasileiros viveram momentos de grande expectativa sobre a volta de um conterrâneo à disputa. Vale ressaltar que a Sauber já possui um acordo para virar uma equipe de fábrica da Audi a partir de 2026. O jovem piloto já conquistou a Fórmula 3 em 2023 e está liderando o campeonato de pilotos da Fórmula 2 de 2024, com 4,5 pontos de vantagem.

A F2 terá ainda duas etapas em 2024, com provas no Catar e Abu Dhabi, acompanhando a Fórmula 1.