A montadora japonesa está presente no mercado brasileiro de automóveis desde a década de 1950, com veículos comercializados por meio de importadoras representantes. Após longos anos de vendas desta forma, a Nissan chegou oficialmente ao Brasil em 2000, vendendo veículos importados de outros países e em 2001, inaugurou uma unidade no Complexo Industrial Ayrton Senna em São José dos Pinhais (PR), em parceria com a Renault.
Nesta primeira fase de fabricação nacional, a marca produziu a picape Frontier e o SUV Xterra que deram início a essa trajetória de mais de 20 anos de produção brasileira. Esta unidade no Paraná fortaleceu a presença da marca no país, culminando em um investimento para a inauguração do Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro. A fabricante japonesa aportou R$ 2,6 bilhões, em 2011, para que o novo polo produzisse apenas veículos da marca.
As obras foram finalizadas em 2014 e as primeiras produções de automóveis e motores começaram naquele ano, sendo o primeiro carro a sair da fila de produção, o March. Durante a passagem da tocha olímpica da Rio 2016, o polo industrial foi o primeiro a fazer parte do trajeto cerimonial dos Jogos Olímpicos em toda a história da competição.
A fábrica de Resende, completou 10 anos de operação neste ano e em 2023, recebeu uma nova rodada de investimentos de R$ 2,8 bilhões com o objetivo de produzir um motor turbo e dois SUVs, além da inovação na linha de produção. Conforme noticiado no site oficial, em dezembro de 2023, a Nissan produziu 600 mil veículos no sul fluminense e exportou mais de 90 mil para o exterior, desde a inauguração. O polo conta com mais de 2.000 colaboradores, trabalhando em três turnos para alcançar a produção de 200 mil veículos e motores.
O trabalho de montagem dos veículos na unidade passa por várias etapas como a soldagem, pintura, e montagem. Os robôs desempenham tarefas que exigem precisão, enquanto funcionários realizam inspeções detalhadas para garantir a qualidade. A fabricação inclui também testes rigorosos de segurança e durabilidade antes de o carro ser enviado ao mercado.
Atualmente, apenas o Nissan Kicks, bem como o motor 1.6 16v são produzidos na fábrica fluminense. A segunda geração do modelo, bem como um motor 1.0 turbo também serão produzidas na planta.
Além da fábrica, a Nissan possui um Centro de Armazenamento e Distribuição de Peças em Itatiaia (RJ) e a sua sede na capital fluminense. A marca ainda conta com escritórios em São Paulo (SP) e Curitiba (PR), e Centro de Treinamento em Jundiaí (SP).
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