x
UAI
Curiosidade

Nissan tem fábrica no Brasil? Veja onde fica e os modelos produzidos

Já foram produzidos mais de 600 mil veículos em uma de suas fábricas

Publicidade
Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ)
Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) Foto: Divulgação: Nissan

A montadora japonesa está presente no mercado brasileiro de automóveis desde a década de 1950, com veículos comercializados por meio de importadoras representantes. Após longos anos de vendas desta forma, a Nissan chegou oficialmente ao Brasil em 2000, vendendo veículos importados de outros países e em 2001, inaugurou uma unidade no Complexo Industrial Ayrton Senna em São José dos Pinhais (PR), em parceria com a Renault.

Nesta primeira fase de fabricação nacional, a marca produziu a picape Frontier e o SUV Xterra que deram início a essa trajetória de mais de 20 anos de produção brasileira. Esta unidade no Paraná fortaleceu a presença da marca no país, culminando em um investimento para a inauguração do Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro. A fabricante japonesa aportou R$ 2,6 bilhões, em 2011, para que o novo polo produzisse apenas veículos da marca.

As obras foram finalizadas em 2014 e as primeiras produções de automóveis e motores começaram naquele ano, sendo o primeiro carro a sair da fila de produção, o March. Durante a passagem da tocha olímpica da Rio 2016, o polo industrial foi o primeiro a fazer parte do trajeto cerimonial dos Jogos Olímpicos em toda a história da competição.

A fábrica de Resende, completou 10 anos de operação neste ano e em 2023, recebeu uma nova rodada de investimentos de R$ 2,8 bilhões com o objetivo de produzir um motor turbo e dois SUVs, além da inovação na linha de produção. Conforme noticiado no site oficial, em dezembro de 2023, a Nissan produziu 600 mil veículos no sul fluminense e exportou mais de 90 mil para o exterior, desde a inauguração. O polo conta com mais de 2.000 colaboradores, trabalhando em três turnos para alcançar a produção de 200 mil veículos e motores.

O trabalho de montagem dos veículos na unidade passa por várias etapas como a soldagem, pintura, e montagem. Os robôs desempenham tarefas que exigem precisão, enquanto funcionários realizam inspeções detalhadas para garantir a qualidade. A fabricação inclui também testes rigorosos de segurança e durabilidade antes de o carro ser enviado ao mercado.

Atualmente, apenas o Nissan Kicks, bem como o motor 1.6 16v são produzidos na fábrica fluminense. A segunda geração do modelo, bem como um motor 1.0 turbo também serão produzidas na planta.

Além da fábrica, a Nissan possui um Centro de Armazenamento e Distribuição de Peças em Itatiaia (RJ) e a sua sede na capital fluminense. A marca ainda conta com escritórios em São Paulo (SP) e Curitiba (PR), e Centro de Treinamento em Jundiaí (SP).

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas