A idealização das picapes médias com motor flex, é baseada em um pensamento de vender caminhonetes mais baratas, já que as a diesel eram muito mais caras que as flex. Essa é a principal vantagem das picapes com esse motor, tendo em vista que o consumo, tanto no álcool, quanto na gasolina eram péssimos.
Entretanto, caso você queira comprar uma caminhonete, e não queira gastar mais com as diesel, aqui estão algumas opções de caminhonetes flex.
Toyota Hilux SR 2021 - R$180.082
A Hilux já é uma caminhonete consolidada no mercado brasileiro, e sua versão flex durou até 2021. Apesar do valor ainda ser considerado alto, mesmo para uma picape de três anos atrás e 4x2, é válido lembrar que o valor da SR diesel do mesmo ano é R$196.861.
O motor da Hilux é um 2.7 aspirado de 163 cv e 24,9 kgfm, aliado a um câmbio automático de 6 marchas. O consumo urbano é de 4,8 km/L no etanol e na gasolina é de 6,9 km/L. Já o consumo rodoviário é de 5,6 km/L e 8,1 km/L, respectivamente.
Chevrolet S10 Advantage 2022 - R$124.397
A S10 com motor flex é uma boa opção para quem busca o conforto de uma picape média pagando pouco. Assim como a Hilux, a Chevrolet S10 também vem com tração 4x2, aliada a um motor 2.5 de quatro cilindros aspirado, com 206 cv de potência e 27,3 kgfm de torque e vem com câmbio manual de 6 marchas. O consumo dela com etanol é de 5,5 km/L na cidade e na estrada 6,3 km/L. Já na gasolina, os números melhoram, fazendo 8 km/L na cidade e 9,3 km/L na estrada.
Ford Ranger XLS 2019 - R$121.362
Até 2019, a Ford Ranger tinha uma versão flex que não tem uma grande diferença de valor, já que uma Ranger XLS diesel do mesmo ano custa R$130.736 e vem com tração 4x4, diferente da 4x2 presente na flex.
A Ranger flex possui um motor 2.5 aspirado de 173 cv e 25 kgfm de torque, aliado a um câmbio manual de 6 marchas. No álcool, a picape faz em média 4,7 km/L na cidade e 5,6 km/L na estrada. Já na gasolina, faz 6,9 km/L e 8,3 km/L, respectivamente.
Mitsubishi L200 Triton Outdoor 2018 - R$102.985
A Mitsubishi foi a primeira a abandonar as picapes com motor flex, entretanto, como a versão a diesel do mesmo ano custa R$134.885, ainda é considerado uma boa opção para quem busca uma picape média pagando pouco. Seu motor é um 2.4 aspirado de 142 cv e 22 kgfm de torque, aliado a um câmbio manual de 5 marchas. Em relação ao seu consumo, os números não são muito animadores, fazendo no etanol 4,3 km/L na cidade e 4,8 km/L na estrada. E na gasolina, o consumo não apresenta uma melhora significativa, sendo respectivamente, 6,1 km/L e 7,2 km/L.
- Acompanhe o Portal Vrum também no Youtube e DailyMotion